Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICBMBio) continuam trabalhando para tentar conter incêndio de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. As chamas tiveram início em local conhecido como Vale do Jacó, às margens da estrada Teresópolis x Itaipava (BR-495) no final da tarde de quinta-feira e avançaram direção à montanha conhecida (22) como Pilatos. Os agentes da equipe de combate a incêndios lotada no PARNASO trabalharam até o período noturno para tentar evitar o alastramento, mas a dificuldade de acesso e vento acabaram levando o caos para as encostas da formação rochosa e, na manhã desta sexta-feira (23) as chamas já haviam destruído o cume e atravessado para o lado urbano de Teresópolis – no bairro de Quebra-Frascos.
O topo dessa montanha chega aos 1966 metros e por ela o fogo pode alcançar os campos de altitude da Serra dos Órgãos, atingindo inclusive a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis, como já ocorreu em anos anteriores. Ainda não foi confirmada a utilização de aeronaves do Corpo de Bombeiros, mas, pelas condições de terreno e vegetação seca, propícias ao rápido alastramento das chamas, o reforço deve chegar em breve.
Fogo já destruiu acesso e alcançou o cume da montanha conhecida como Pilatos, a quase dois mil metros de altitude. Foto: Leitor Repórter