Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Expedição de Teresópolis na Cordilheira Branca, no Peru

Mochileiro Podcast entrevista Flávio Cupello, um dos guias da “aventura” na bonita região

Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis é referência não só em atrativos naturais que atraem caminhantes e escaladores do mundo inteiro. Com a prática em nossa bonita região, atletas locais têm colocado o nome do município em grandes cumes no mundo inteiro. Recentemente, um grupo local esteve em um dos parques mais cobiçados pelos praticantes de trekking e hikking na América do Sul, o Parque Nacional de Huáscaran, no Peru. Para falar sobre essa difícil e bonita expedição na Cordilheira Branca, o Mochileiro Podcast, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, conversou com um dos guias, Flávio Eduardo Cupello, o “Flavinho”.


Empresário conhecido no município, há 30 anos com a loja de material esportivo TopSpin, Flávio é montanhista desde a infância – incentivado pelas trilhas e ações do pai. E, de uma paixão que teve início na Serra dos Órgãos, começou a desbravar outros parques, inclusive no exterior. A viagem mais recente foi para a subcordilheira nos Andes, localizada no Norte do Peru e que, diante de uma grande diversidade de “nevados” e “lagunas”, está na lista de desejos de 9 entre 10 praticantes desses esporte.
Na expedição para a Cordilheira Branca, em agosto passado, ele conduziu, ao lado do também teresopolitano Léo Dias da Costa, um grupo composto por montanhistas locais e ainda representantes de São Paulo e Bahia. Eles se encontraram em Lima, Capital do Peru, e de lá partiram para Huaraz, cidade base para se conhecer o Parque Nacional de Huáscaran. “É uma região belíssima, muitos cumes nevados, bonitas lagoas, um povo receptivo e uma cultura diferente que merece ser conhecida”, pontuou Flavinho, que, além de falar sobre o roteiro escolhido, explicou sobre uma das maiores dificuldades nessa região, a altitude. “A pessoa não sai do nível do mar e já começa a escalar uma montanha acima dos cinco mil metros. Há uma grande dificuldade de captação de oxigênio e para evitar problemas, inclusive de saúde, é preciso fazer um bom trabalho de aclimatação”, frisou.

Saiba mais
O grupo conheceu locais como as “lagunas” Paron, 69 e Radian e as montanhas Nevado Mateo (5.180m de altitude) e Vallunaraju (5.686m). A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Menor infrator é apreendido com drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE