Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova Carteira de Identidade Nacional atinge um milhão de emissões no estado

Atualização do documento dificulta fraude e conta com o CPF como único número de identificação

O Governo do Estado emitiu um milhão de novas unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os cidadãos do Rio de Janeiro. A marca, uma das mais avançadas do Brasil, foi alcançada nesta terça-feira (03/9), quando o governador Cláudio Castro deu entrada para atualizar sua identidade para o novo modelo criado com o objetivo de dificultar fraudes e contar com o CPF como único número de identificação.
Disponível desde janeiro de 2023 para a emissão escalonada à população fluminense, a primeira via da CIN é isenta do pagamento de taxas ou Duda e só será obrigatória a partir de 2032. Novo contemplado com a identificação, Cláudio Castro afirmou que o avanço da nova identificação no Rio é mais um passo importante para um estado ainda mais digitalizado e seguro. “Estou muito satisfeito por o Rio de Janeiro ser um dos primeiros estados a chegar em 1 milhão de Carteiras de Identificação Nacional. Estamos investindo na modernização e digitalização. Muito orgulho da estratégia e da operação que montamos com o Detran, o que nos possibilitou fazer essa transição de forma estruturada, por faixa etária. Nossa gestão valoriza e investe em digitalização e modernidade para os cidadãos”, afirmou o governador, Cláudio Castro.
O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, ressalta a segurança do novo documento: “A CIN possui um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, bem como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado. Usuários de todas as idades podem requerer o novo documento de identificação, que evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes”, diz Glaucio Paz.
Além de elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN tem um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ (Zona Legível por Máquina na tradução do inglês), que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos.

Saiba como fazer
Para emitir a CIN, o cidadão tem que levar a certidão de nascimento ou casamento e o número de inscrição no CPF em um posto do Detran.RJ. Quem não tiver CPF pode tirar o documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE