Por volta das 10h da última quarta-feira (11), policiais do 30º BPM foram acionados via 190 com a informação de um homem em atitude suspeita na Rua Poeta Amadeu Laginestra, no bairro Parque do Ingá. Ele mexia na rede de energia e telefonia, aparentemente furtando cabos para serem revendidos no mercado ilegal de compra de cobre. Abordado pelos militares colocando uma boa quantidade de cabos na mala de um veículo, ele tentou escapar alegando que trabalhava em uma empresa de telefonia. Porém, não tinha nenhuma ordem de serviço para a localidade. Os policiais o acompanharam até a empresa Oi, constatando, através de um supervisor, que não havia nenhuma ação prevista para o Parque do Ingá ou qualquer outra para esse funcionário. Dessa forma, ele foi autuado por furto na 110ª DP, onde os cabos ficaram apreendidos.
Não foi a primeira vez que caso do tipo foi registrado em Teresópolis. No ano passado, três homens usaram o nome de outra empresa para, também em plena luz do dia, tentar retirar cabos da rede de telefonia e comercializar no mercado clandestino de cobre. O flagrante foi feito por um Policial Civil no bairro da Posse, que ao sair de casa estranhou o veículo utilizado e a pouca identificação do trio, residente na Baixada Fluminense. Uma viatura da PM foi acionada e os homens levados para a delegacia, presos em flagrante por furto.
Do poste para a reciclagem
Em abril passado, moradores do Parque do Imbuí perceberam a atitude suspeita de um bando na Rua Adelmar Tavares e acionaram o 30º Batalhão da Polícia Militar, por volta das 3h30. Após constatar a ação criminosa, os agentes da segurança pública ficaram ainda mais surpresos com o desenrolar da história: o material retirado em Teresópolis seria levado para uma empresa de reciclagem no município de Petrópolis. A informação foi passada por um jovem de 22 anos, preso no local. Outros dois, que seriam funcionários de tal firma, conseguiram fugir. Foram apreendidos 100 metros de cabos de telefonia, um arco de serra, uma enxada, uma cavadeira, o celular do jovem flagrado no local, além do veículo utilizado pelo bando, uma Kombi. Participaram da prisão equipes dos setores Bravo, PATAMO e Supervisão. O rapaz de 22 anos foi encaminhado para a 110ª DP. A segunda etapa dessa ocorrência deve envolver a PM e PCERJ em Petrópolis, com uma “visita” a empresa citada pelo preso para tentar localizar os outros envolvidos e possíveis materiais oriundos de crime nesse mesmo local. Em Teresópolis, também já ocorreu a prisão de representante de empresa de reciclagem onde material furtado foi encontrado.