Wanderley Peres
A esquina do Império continua o termômetro da campanha eleitoral e, se o inusitado que os candidatos evitam a todo custo acaba acontecendo, é quase sempre no ponto ápice da Calçada da Fama que ele ocorre, como foi no último sábado, 15, com o enfrentamento verbal entre as candidaturas Júlio e Leonardo, precisando o comparecimento do TRE para conter os ânimos no ponto que fica de frente para a igreja de Santa Teresa, por isso inapropriado para comícios, embora permitido às fofocas e exaltação de ânimos, o que mais se tem visto ultimamente no local.
O candidato de Teresópolis havia anunciado na internet que faria encontro de campanha no local, onde conversaria com os correligionários e circularia pelo comércio, para onde foi o pessoal das bandeiras e de panfletagem, em animado barulho, quando grupo de candidato adversário foi visto subindo a via, em grande número, aglomerando-se próximo à padaria Império. Foi o suficiente para a animosidade, até porque não há uníssono de dois barulhos conflitantes.
Comentando o episódio do sábado, o candidato de Guapimirim, que fazia campanha à prefeitura de Teresópolis ao lado da irmã, prefeita da cidade vizinha, disse em rede social que seu pessoal havia sido surpreendido pelo grupo adversário, que os havia esperado para fazer a provocação, e que buscou ser democrático e pacífico, e que suposto comício no local estava informado ao TRE. Acompanhando o deputado estadual Júlio Rocha, seu vice-prefeito, Dr. Maurílio lamentou o episódio, afirmando que “a caminhada da paz continua para termos uma Teresópolis melhor, diferente e restaurada, para que situações como essa sejam parte do passado”.
O entrevero em Teresópolis repercutiu em Guapimirim, com as redes sociais do povo da política de lá repercutindo vídeo onde mostra a prefeita de lá anunciando que não teria agenda política de campanha na cidade por conta da falta de água, o que a obrigava a se dedicar, exclusivamente, ao problema. “Faltando água na cidade, vamos cancelar todas as agendas políticas de urna para nos dedicar exclusivamente a esse problema que afeta a vida de vocês, a minha vida e a vida da nossa cidade”, disse aos guapimirienses, antes de subir a serra, acompanhada do seu grupo político em ajuda ao irmão.
NADA ESCAPA AO CELULAR
Num tempo em que as notícias não precisam mais esperar o dia seguinte para ser lida nas páginas dos jornais, ou mesmo se aguardar que ela seja produzida para os noticiários de rádio e tevê, o celular está fazendo o papel que antes era trabalhado por jornalistas e passava pelos filtros dos órgãos de imprensa. Nada escapa hoje ao celular, sem censura ou controle, bastando apenas a vontade e o interesse de quem se arvora a dar notícias. Conversas fúteis e inesperadas, ou falas ásperas e despropositadas… Falou virou notícia, e os políticos e seus correligionários têm falado bastante, ultimamente.
Num vídeo, bastante circulado neste final de semana, nos grupos de whatsapp, aparece o Tricano batendo boca com uma mulher agora a serviço da candidatura de Leonardo, e que já teria trabalhado para ele em candidatura anterior, argumentando que ela estava trabalhando para ladrão, se evadindo depois de se ver sendo gravado. A resposta veio no mesmo dia, com o Leonardo dando notícia da agressão em comício, à noite, afirmando que a cada ataque haveria uma resposta, porque “os canalhas também envelhecem”.
Comentando o episódio do sábado, o advogado Nilton Canto disse, em rede social, que o confronto verbal revela uma escalada de intolerância e desrespeito que não deveria ter espaço em nossa cidade. “O debate saudável e construtivo deve prevalecer sobre ofensas e agressões, que apenas dividem a população. Teresópolis merece ser um exemplo de civilidade, onde as diferenças são respeitadas e resolvidas com diálogo e entendimento mútuo”, disse.