Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fábrica de Desenhos Animados terá mostra de trabalhos

Projeto de teresopolitano concorreu com 92 municípios do estado na Lei Paulo Gustavo

Vinicius Barros *

Já pensou em aprender a criar seus desenhos animados? Desenvolver roteiros e trilha sonora para suas animações? Uma boa oportunidade é participar das oficinas gratuitas do projeto “Fábrica de Desenho Animado”, realizado em Teresópolis pelo artista Tiago Dumard graças aos recursos oferecidos pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. Trata-se de uma oficina sobre desenhos animados inteiramente gratuita. Além de Teresópolis, o projeto atende outras 13 cidades do estado do Rio de Janeiro, sendo seu público-alvo jovens e crianças de ONGS, instituições sem fins lucrativos e escolas públicas. O resultado será um desenho animado que irá representar a cidade em mostras competitivas e festivais de cinema.
O artista Tiago Dumard falou sobre seu orgulho da Fábrica de Desenhos Animados. “Para a gente é um orgulho muito grande, vendo um sonho que começou há muitos anos, que transformou nossas apresentações teatrais em desenho animando. Durante muito tempo ficamos com a turminha da ‘Deni Danada’ nas emissoras de TVs e foi muito bacana”.

Palestra para os alunos de um dos colégios participantes. Foto: Divulgação

Durantes as oficinas os jovens e crianças aprendem todo o processo criativo para desenvolver um desenho animado, desde a criação da ideia até animação, sendo a cidade com tema principal. Já com o produto finalizando os criadores participaram da “Mostra Serrana de Animações” apresentado as melhores criações, enquanto no Rio de Janeiro, em novembro terá um evento semelhante ao “Oscar”, onde as animações serão classificadas por categorias, melhor roteiro, melhor trilha sonora, e o vencedor irá ganhar o troféu Paulo Gustavo.
“Estamos passando por 14 cidades da Região Serrana, com oficinas de criação de desenhos animados, isso legal, porque a proposta é criar um desenho que representa aquela cidade. Iremos passar por Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, enfim todas as cidades da Região Serrana. Em cada cidade vai ser produzindo um desenho animado e esse desenho animado ele será exibido na ‘3º Mostra Serrana de Animação’, inclusive a gente vai ter lá no Rio de Janeiro uma noite especial com uma ideia de ‘noite gala’, como o Oscar, para premiar a criatividade das crianças e desses jovens que estão participando, iremos ter o momento do troféu Paulo Gustavo, onde a garotava será premiada e sendo reconhecida, pelo melhor roteiro, melhor trilha sonora, melhor animação, porque a ideia é passar por todo esse caminho”, ressaltou Tiago.

No parque, em roda, conversando com alunos e explicando sobre animação. Foto: Divulgação

Convite para as escolas
A gratuidade acontece divido a secretaria de Cultura e Economia do estado através da Lei Paulo Gustavo, que fornece recursos para o projeto. Dumard fez ainda um pedido para as escolas, “se inscrevam nas oficinas e também outras escolas da Região Serrana, tudo de forma gratuita”. Tiago encerrou deixando em aberto aos interessados um convide para assistirem a terceira edição da Mostra de Animação, que irá ocorrer no Palácio Teresa Chistina, a sede da prefeitura, nessa sexta-feira (20), em três sessões, 10h, 14h e 15h, e a última apresentação será na Casa de Cultura Adolpho Bloch, nos horários de 14h, 15h e 16h do dia 26, uma quinta-feira. As animações das crianças e jovens que participaram da oficina da Fábrica de Desenhos Animados serão apresentadas nesses dois dias.

Alunos na parte prática na formação dos desenhos e acabamento de suas artes. Foto: Divulgação

Como participar
Para participar é necessário ter idade escolar, está vinculado em ONGS, Instituições sem fins lucrativos ou escolas públicas. Para o cadastro é necessário acessar o site: www.projetoculturalatitude.com ou na rede social do Instagram @projetoculturalatitude.

Sobre o artista
No ramo de áudio visual, o teresopolitano Tiago Dumard, que é produtor cultural, escritor e representante do “Projeto Cultural Atitude”, iniciou o projeto no ano 2000. Na carreira ele criou a “Deni Danada”, sucesso nas emissoras de TVs local antes da criação da “Fábrica de Desenhos Animados”.

Reunião com os alunos para desenvolver ideias para suas animações. Foto: Divulgação

Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional. Destina aos profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada.
Os entes federativos podem solicitar os recursos e cadastrar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov para ter acesso aos valores destinados. O Ministério da Cultura supervisiona a execução da Lei, mas não realiza os repasses diretamente aos beneficiários e sim ao estado, distrito federal ou município. Com a verba recebida o ente federativo lança editais, prêmios ou chamamentos públicos que podem ser acessados pelos profissionais de cultura.

*Estagiário

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ginásio Pedrão recebe o Festival Teresopolitano de Vôlei

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE