Vinicius Barros *
As obras de revitalização da Praça Higino da Silveira, no bairro do Alto, mal chegaram à metade e já enfrentam problemas. Com cerca de 70% dos serviços concluídos, o local foi alvo de vandalismo no último fim de semana. A porta de um banheiro público recém-inaugurado na tradicional Feirarte foi arrombada e a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para averiguar o incidente, registrado na 110ª Delegacia de Polícia por se tratar de dano ao patrimônio público.
O fato foi percebido no final da noite do último sábado (21), quando um vândalo atentou contra banheiro localizado próximo a estação de parada de ônibus na Feirinha do Alto. Viatura da secretaria de Segurança Pública foi deslocada para averiguar a situação e equipe da GCM realizou o isolamento da área, conforme o procedimento administrativo. Os servidores públicos municipais confirmaram o ataque, mas não havia testemunhas que pudessem indicar a autoria. No local especificamente ainda não há câmeras, mas sistema de segurança de estabelecimentos comerciais próximos podem ajudar na identificação de quem danificou a porta.
A reportagem do Diário esteve no local nesta segunda-feira (23), onde funcionário da secretaria municipal de Turismo informou que, apesar do ato de vandalismo, o dano foi rapidamente reparado e o banheiro já está novamente em funcionamento. No entanto, o ocorrido reforça a necessidade de maior atenção à conservação do espaço público, que ainda passa por reformas e melhorias.
A obra, orçada em quase R$ 13 milhões e paga pelo governo estadual, já com cerca de 70% dos serviços concluídos e sofre com os desafios devido à sua complexidade e questões relacionadas à drenagem, que afetaram o cronograma. Com a previsão de conclusão da obra até o início do próximo ano, o flagrante trouxe à tona preocupações quanto à conservação do espaço público, que pode ter que ser reformado antes mesmo de ser totalmente entregue.
- Estagiário