Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis é destaque em grande evento de observação de aves

Trabalho realizado na região de Santa Rita, no Segundo Distrito, foi apresentado no “Avistar Rio”

Marcello Medeiros

A beleza e grande variedade de aves encontradas na região de Santa Rita, no Segundo Distrito de Teresópolis, foram destaque no “Avistar Rio” – o maior encontro de observadores e fotógrafos de aves do estado do Rio de Janeiro, idealizado pelo produtor Guto Carvalho e inspirado na Global Birdfair (um coletivo na Inglaterra que apoia e arrecada recursos para a conservação de aves em todo o mundo). Ricardo Mello, Subchefe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, e Ester Farinha, do Sítio Saíra Azul, estiveram entre os palestrantes do evento que recebeu um grande número de interessados nesse assunto. O encontro foi realizado no último fim de semana no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
Representando também a prefeitura de Teresópolis, Ricardo Mello trabalhou o tema “Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis: Um destino inexplorado”. O PNMMT realiza mensalmente um projeto que leva a população para a sede Santa Rita, gratuitamente, conduzindo o público por estradas e trilhas onde é possível avistar muitas das mais de 300 espécies de aves já identificadas na unidade de conservação ambiental administrada pela secretaria de Meio Ambiente. Utilizando técnicas para atrair os pássaros, eles permitem o registro fotográfico e melhor compreensão da importância de cada uma delas. Ester, uma das parceiras do parque na prática de “Birdwatching”, palestrou sobre “Passarinhar – Mudança de atitude que preserva”, falando sobre as ações realizadas na propriedade onde já foram avistadas mais de 200 espécies diferentes.
Em maio passado, representantes da unidade de conservação ambiental que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga participaram do “Avistar 2024”, realizado em São Paulo com grande programação envolvendo encontros, congresso, feira, exposições, lançamento de livros e inúmeras outras atividades celebrando as aves e respeito à natureza.

Os nossos pássaros
Com aproximadamente 350 espécies de aves catalogadas, Teresópolis é um lugar privilegiado para observa-las e fotografa-las. Em um município cercado de unidades de conservação ambiental e fragmentos florestais, elas podem ser vistas em todos os cantos, mas para realmente enxerga-las é preciso ficar atento. E, quando se fala dos parques, um deles alcançou o impressionante número de 334 espécies catalogadas, fazendo que interessados na prática de “Birdwatching” passassem a procurar cada vez mais o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem investido nessa atividade como forma de estimular a conservação ambiental e valorização das localidades onde ele está inserido.
Além de catalogar, realizar pesquisas e publicações de livros relacionados ao tema, o Parque Montanhas tem investido em estrutura para atrair cada vez mais pássaros e, consequentemente, pessoas interessadas em conhecê-los e ajudar na sua conservação. Na sede Santa Rita foi criado um bonito espelho d´água para as aves com hábito aquático, uma torre para observação na altura da copa das árvores e farta sinalização com informações sobre espécies mais comuns naquele ambiente, sem esquecer que há duas trilhas com nomes de pássaros, a Jacu e a Tangará, justamente pela presença frequente das duas. A sede Santa Rita do PNMMT fica na Estrada de Santa Rita, 9000, Fazenda Alpina, Segundo Distrito.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE