Teresópolis, Capital Nacional do… Logicamente, a resposta é Montanhismo. Porém, caberia muito também o Jiu-Jitsu. Frequentemente atletas locais têm feito bonito em competições em todo o país e até no exterior, mostrando que a terrinha também é boa para praticar a chamada “arte suave”. No último fim de semana, a equipe GFTeam Cavalcanti representou nosso município no Rio Challenger de Jiu-Jitsun SJJSAF 2024, realizado no Rio de Janeiro, e voltou para casa com 19 medalhas, em diferentes categorias. Foram 11 de ouro, três de prata, cinco de bronze e ainda um troféu.
Os atletas que subiram ao lugar mais alto do pódio foram: Walney Cavalcanti, Fábio, Alexandre, Juan, Raphael Brígido, Emile Fraga, Michel, José, Sophia Cavalcanti, Ana Clara e Lucas Rentes. Conquistaram a medalha de prata: Alexandre “Gp Dos Leves”, Carol e Maria Eduarda. Colocaram o bronze no pescoço os atletas Ana Júlia, Sophia Moura, Diego, Paola e “B1”.
Localizada na Rua São Pedro, 243, no bairro São Pedro, a academia GFteam Cavalcanti tem se destacado na formação e treinamento de crianças e adolescentes, e muitos alunos do espaço tem evidenciado Teresópolis através de suas conquistas. Recentemente, a equipe da Diário TV e do jornal O Diário esteve no local para conversar com esses teresopolitanos que, apesar de tão novos, já possuem um futuro promissor, entrevistando também o responsável pela iniciativa. “Nós fazemos um trabalho voltado para o jiu-jítsu, para crianças, adolescentes e adultos. Fazemos um trabalho social para ajudar os menos favorecidos, como crianças de comunidades próximas que não tem condição de pagar a mensalidade, abraçando essa causa juntamente com os nossos colaboradores”, explica Walney Cavalcanti, responsável técnico da equipe GFTeam Cavalcanti que tem como objetivo formar campões e mostrar para essa garotada que é possível viver do jiu-jítsu como carreira”.
Uma das alunas de destaque, Sophia Cavalcanti tem apenas 13 anos e já coleciona mais de 60 títulos. “Apenas de agosto até agora, já ganhei o Rolls Gracie e o AJP, além de outros que não lembro. A academia é muito importante na minha formação, através dela tanto o meu sonho no esporte quanto o dos meus colegas aqui podem ser realizados”, relatou ao Diário.