Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Deputado promete creche em troca de voto para candidato a vereador e vídeo viraliza em redes sociais

Caso foi parar na Justiça, decidindo o juízo eleitoral que a promessa foi genérica e dirigida aos eleitores de uma localidade, não se configurando o oferecimento de vantagem pessoal

Wanderley Peres

Viralizou nas redes sociais essa semana, e mesmo em sites de notícias, a oferta de vantagem feita pelo deputado federal Sóstenes Cavalcanti em troca de votos para um candidato à Câmara Municipal, conforme publicado, primeiramente pelo UOL e depois pelo GLOBO. Em mensagem de vídeo, o autor da lei que deu o título de capital do lúpulo à nossa cidade prometeu destinar uma emenda parlamentar de R$ 600 mil para Teresópolis no ano que vem, para que seja construída uma creche em Vieira, onde tem suposto reduto eleitoral o candidato apadrinhado por ele.

O inusitado negócio eleitoral provocou representação na Justiça, por suposta captação ilícita de sufrágio e corrupção eleitoral. Para a juíza, que julgou o caso, por tratar-se de “mera promessa genérica de campanha, tendo sido a mensagem dirigida aos eleitores da localidade de Vieira, sem o oferecimento de vantagem pessoal, como exige o art. 41-A, não há que se falar em captação ilícita de sufrágio, tampouco em corrupção eleitoral, que por sua natureza penal, requer prova ainda mais robusta”.

Entre os tantos internautas que escracharam a proposta indecente do deputado, de aquisição do voto de eleitor carente de alguém que cuide de seu filho enquanto trabalha, com a garantia de envio de recursos para construção de uma creche caso o candidato apadrinhado ganhe o pleito, Eduardo Moreira Alves, do ICL Notícias, disse que o vídeo da promessa de creche em troca de votos é um dos mais escandalosos que já viu porque se trata de chantagem explícita, ao oferecer ao eleitor a possibilidade de uma vantagem que ele precisa e porque a única forma de obtê-la é votando no candidato indicado.

“Isso é compra de voto. O povo está sendo chantageado. Porque a promessa estabelece que a maneira da comunidade ter a creche é votar numa certa pessoa. Claro que é candidato do deus-pátria-família, e corrupção e roubalheira também”.

Bastante conhecido em Teresópolis, tendo feito aqui 863 votos para deputado federal em 2018 e 1.132 em 2.022, Sóstenes Cavalcanti se aproximou de Vinícius Claussen, ambos do PL, e ampliou sua área de interesse no município ao emplacar pedido do aliado, de aprovar no Congresso o título para Teresópolis de capital nacional do lúpulo, plantação que nunca vingou, nem proveito algum trouxe ao município o título aprovado.

“Estou deputado até 2026, e estou assumindo um compromisso. Se vocês de Vieiras votarem no candidato …., com o número …., e elegerem ele vereador, vou enviar esse recurso de R$ 600 mil, para a construção de uma creche em Vieiras. Comigo palavra dada é compromisso. Esse é o nosso candidato a vereador em Teresópolis, e tenho esse compromisso com Vicente Dantas para a gente botar essa creche funcionando aí”.

Edição 11/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende suspeitos de assassinar dois homens em Teresópolis

Câmara diz que vai trabalhar para derrubar liminar que libera cobrança de sacolas

DOIS ANOS TRANCADA EM CASA: Polícia Civil prende homem que mantinha mulher e criança em cárcere privado em Teresópolis

Escola Governador Portella será entregue no dia 16

Servidores municipais são vítimas de golpistas que se passam por advogados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE