Wanderley Peres
Viralizou nas redes sociais essa semana, e mesmo em sites de notícias, a oferta de vantagem feita pelo deputado federal Sóstenes Cavalcanti em troca de votos para um candidato à Câmara Municipal, conforme publicado, primeiramente pelo UOL e depois pelo GLOBO. Em mensagem de vídeo, o autor da lei que deu o título de capital do lúpulo à nossa cidade prometeu destinar uma emenda parlamentar de R$ 600 mil para Teresópolis no ano que vem, para que seja construída uma creche em Vieira, onde tem suposto reduto eleitoral o candidato apadrinhado por ele.
O inusitado negócio eleitoral provocou representação na Justiça, por suposta captação ilícita de sufrágio e corrupção eleitoral. Para a juíza, que julgou o caso, por tratar-se de “mera promessa genérica de campanha, tendo sido a mensagem dirigida aos eleitores da localidade de Vieira, sem o oferecimento de vantagem pessoal, como exige o art. 41-A, não há que se falar em captação ilícita de sufrágio, tampouco em corrupção eleitoral, que por sua natureza penal, requer prova ainda mais robusta”.
Entre os tantos internautas que escracharam a proposta indecente do deputado, de aquisição do voto de eleitor carente de alguém que cuide de seu filho enquanto trabalha, com a garantia de envio de recursos para construção de uma creche caso o candidato apadrinhado ganhe o pleito, Eduardo Moreira Alves, do ICL Notícias, disse que o vídeo da promessa de creche em troca de votos é um dos mais escandalosos que já viu porque se trata de chantagem explícita, ao oferecer ao eleitor a possibilidade de uma vantagem que ele precisa e porque a única forma de obtê-la é votando no candidato indicado.
“Isso é compra de voto. O povo está sendo chantageado. Porque a promessa estabelece que a maneira da comunidade ter a creche é votar numa certa pessoa. Claro que é candidato do deus-pátria-família, e corrupção e roubalheira também”.
Bastante conhecido em Teresópolis, tendo feito aqui 863 votos para deputado federal em 2018 e 1.132 em 2.022, Sóstenes Cavalcanti se aproximou de Vinícius Claussen, ambos do PL, e ampliou sua área de interesse no município ao emplacar pedido do aliado, de aprovar no Congresso o título para Teresópolis de capital nacional do lúpulo, plantação que nunca vingou, nem proveito algum trouxe ao município o título aprovado.
“Estou deputado até 2026, e estou assumindo um compromisso. Se vocês de Vieiras votarem no candidato …., com o número …., e elegerem ele vereador, vou enviar esse recurso de R$ 600 mil, para a construção de uma creche em Vieiras. Comigo palavra dada é compromisso. Esse é o nosso candidato a vereador em Teresópolis, e tenho esse compromisso com Vicente Dantas para a gente botar essa creche funcionando aí”.