Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“O tempo não para”: a autobiografia de Ayrton Rebello

Amigos e admiradores do autor prestigiam lançamento na Casa da Memória

Sexta-feira com tarde fria e chuva fina em Teresópolis, foi ontem o lançamento do livro “O Tempo não para”, de Ayrton Rebello. Programado para a Calçada da Fama, onde ocorreria ao ar livre em tenda montada entre os transeuntes, por conta do mau tempo o evento acabou indo para local mais aconchegante, a Casa da Memória Arthur Dalmasso, dos mais apropriados para vir à lume a história do ilustre cidadão, que se confunde com a história do rádio brasileiro e da política teresopolitana também, representando a obra um bom depósito de bons fragmentos da memória municipal.

Filhos a postos, amigos presentes, curiosos atentos, o evento ocorreu com o sucesso merecido, prestigiado pelo secretário de Cultura Ricardo Guarilha e a sub de Cultura Hilna Gallo, também amigos do autor. Ilustrada por um bem cuidado jardim, onde se destacam as resedás, estremosas que ajudei a plantar em 2014, cada uma delas enfiadas as mudas no chão da calçada por um servidor da Cultura, as conversas nos corredores da Vila Cecília, tão descuidada e quase em escombros por conta do descaso da administração municipal, fluíram a partir da proposta do livro, que relembra a importância do rádio, e os valores e costumes de antigamente, que não se tem nem se usam mais.

Atrás da mesa em que teria sido assinado o contrato entre o governo do Estado e a empresa Estrada de Ferro Therezopolis, em 7 de julho 1890, para a construção de uma cidade que seria a capital do Estado, dando o pontapé no processo de emancipação do município, que ocorreria um ano depois, o radialista Ayrton recebeu os amigos, e deu atenção a cada um deles, e circulou quando havia folga, e foi recompensado com a presença de um bom público, embora o frio tenha espantado muitos dos seus fãs, especialmente aqueles que têm idade próxima à sua, já octagenária.

Como foi um personagem importante da nossa história, além de ilustre, Ayrton teve que espremer em episódios as suas lembranças, curtas crônicas que dão conta das aventuras, onde estão os relatos de parte das suas missões dos domingos, quando, à frente dos microfones das emissoras de rádio mais importantes do país, marcou o coração de gerações. Além destas aventuras que já valem o livro, de tão memoráveis que foram, Ayrton ainda conta o que aconteceu com ele e o que viu aconteceu em Teresópolis no seu tempo de rádio, especialmente nos anos 1940 a 1970, tempo de memórias intensas.

Um rapaz ainda, ele estava no caramanchão da Praça Olímpica, ao lado do presidente Jânio Quadros, em sua passagem por Teresópolis durante a candidatura à presidência em 1960. E esteve ao lado de outro presidente, Eurico Dutra, quando o ministro da Guerra que sucedeu Getúlio Vargas participou de evento no hotel Hygino em Teresópolis; e esteve ainda ao lado de outros influentes nomes da política nacional, porque participou dos bastidores da política também. Desportista e apaixonado pelo futebol de campo, sócio número 6 do Teresópolis Futebol, que ainda é a sua paixão, Ayrton aparece no livro ao lado de Garrincha, e também do impagável Fio Maravilha, que veio a Teresópolis para a inauguração de sua rádio Jovem Tê, trazido pelo Washington Rodrigues, outro grande amigo seu que se foi.

Nome da autobiografia, “O Tempo não para” é o jargão que usava o radialista Ayrton Rebello ao longo de décadas na transmissão de jogos de futebol. Com mais de 70 anos de experiência, Ayrton lembra em seu livro de memórias, os principais momentos de sua riquíssima trajetória, de quebra contando o autor sobre a origem de sua família, os Rebellos de Canoas. “O Tempo não para é livro recomendado a todos os jornalistas e radialistas, bem como, àqueles que dão valor a um dos mais valiosos sentimentos, que é a amizade”, escreveu Manolo Martins na apresentação da obra, que tem como atrativo extra as narrações de gols nos memoráveis jogos de futebol, bastando o leitor apontar a câmera do celular para o qrcode do capítulo.

O livro de Ayrton pode ser encontrado nas livrarias, mas também pelo telefone whatsapp do autor, (21)96660-3003, bastando informar o endereço do destinatário para a entrega, e comprovando o pagamento de pix no valor de R$ 75,00, já incluso as despesas de correio para qualquer parte do país.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE