Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Proteção e desenvolvimento das crianças devem estar sempre em pauta

Programa “Papo com a Feh!” recebe profissionais que tratam da necessária atenção aos pequenos

Maria Eduarda Maia*

Outubro é marcado pela celebração do Dia das Crianças, comemorado no dia 12, mas se estende durante todo o mês. Em função disso, o programa “Papo com a Feh!”, apresentado na Diário TV, colocou em pauta assuntos sobre a proteção e o desenvolvimento desses jovens. Para debater sobre a temática, Sandra Erli, responsável pelo programa “Bem Me Quer Terê”, e Erika Cirico, professora do ensino infantil, participaram do televisivo apresentado por Fernanda Almeida.

Bem Me Quer Terê
Instituído no município em 2014, pela Secretaria de Saúde, para dar melhor qualidade no suporte das vítimas de violência sexual, o programa “Bem Me Quer Terê” é um centro de atendimento a crianças e adolescentes que se encontram nessa situação. “O cuidado é prestado pela Secretaria de Saúde, por essa equipe do ‘Bem Me Quer’. Também precisamos promover a responsabilização do autor, que é papel da delegacia e do Ministério Público”, destaca Sandra Erli, coordenadora do programa, enfatizando que o trabalho é integrado com outros órgãos. Devido sua competência e qualificação, o “Bem Me Quer Terê” é modelo para todo o Brasil e inspiração para outros municípios.
Sandra relata a importância de estar atento aos sinais do jovem, já que o abuso sexual não é só o ato físico e carnal, mas sim toda ação que satisfaça o adulto. “Quando a criança chega para um adulto e dá sinais de que está sofrendo alguma coisa, é bom que o adulto confie e acredite no que ela está falando porque desqualificar ou desconsiderar a fala da criança vai fazer com que ela não fale novamente”, declara a coordenadora, enfatizando a confiança que deve ser concedida à vítima.
Sandra Erli também comentou sobre o cuidado que deve ser tomado para não fazer muitas perguntas aos jovens, tendo em vista que as mesmas podem plantar uma falsa memória na vítima. “Dizemos que a memória é o coração do depoimento e, para isso, não pode estar muito mexida”, declarou.
O “Bem Me Quer Terê” conta com uma estrutura adequada para o atendimento de todas as vítimas, acolhendo não apenas os casos registrados na delegacia, mas também os suspeitos. “A gente precisa de todos os olhares sensíveis que existem no município para que esses casos sejam revelados e encaminhados para o serviço”, citou Sandra.

Tecnologia nas mãos das crianças
Erika Cirico, professora da rede municipal que dirige uma escola integral de educação infantil no interior, comentou sobre a inclusão da tecnologia desde cedo na vida dos pequenos. “Na escola, não tem o celular de uso rotineiro. Usamos a tecnologia como ferramenta pedagógica”, ressalta Erika ao falar sobre a educação infantil integral. Diante de um mundo repleto de inovações tecnológicas e dispositivos digitais para todos os lados, é importante afastar a criança das telas dos celulares, tablets e computadores, pois “o estímulo dado por ele (celular) é muito grande e a criança ainda não consegue administrá-lo”, afirma a professora.
Em meio ao bate-papo, Erika destaca a importância e a força que o ambiente escolar tem para trazer brincadeiras genuínas e interativas para os pequenos, reforçando suas relevâncias para o desenvolvimento da criança. “A gente aprende a se autorregular, respeitar as regras e a vontade do outro e a se limitar quanto suas próprias vontades”. A professora da rede municipal também dissertou sobre a possibilidade de haver brincadeiras que utilizam o meio tecnológico, visto que “a tecnologia não é prejudicial se for moderada e bem usada”, completa Erika.

Onde assistir
O “Papo com a Feh!” traz diversas informações por meio de uma conversa descontraída dirigida pela apresentadora Fernanda Almeida. O programa vai ao ar às 10h nos sábados, com reprise durante a semana. Assista nos canais da Speed Fiber, em Teresópolis (4.1), Nova Friburgo (38.2) e Petrópolis (38.1). E, claro, a qualquer momento no nosso Youtube Diário TV Teresópolis.

*Estagiária


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE