No final da tarde desta segunda-feira (14), agentes do grupamento ROMU Alfa, da Guarda Civil Municipal, foram deslocados para apurar informação sobre um veículo que estaria há vários dias parado no mesmo local, com indícios de abandono ou possível envolvimento em ato ilícito. Chegando ao endereço indicado, o número 97 da Rua Estado de Israel, na Várzea, a equipe operacional da secretaria municipal de Segurança Pública verificou a placa do Citroen C3 de cor vermelha, LST7A47, e constatou que se tratava de produto de furto.
“Recebemos o alerta de um carro abandonado há vários dias e procedemos ao local para saber se havia algum problema, confirmando que era um Citroen furtado em Teresópolis mesmo no dia 03 de outubro”, relatou ao Diário o Agente Lopes, que falou ainda sobre a seleção da equipe para a verificação desse tipo de ocorrência. “Quando é algo que pode existir algum risco, como nesse caso que o possível autor do furto poderia estar pela região, a ROMU, que recebe um treinamento especializado em abordagens”, é deslocada.
O veículo não tinha nenhum tipo de avaria, estando no para-brisas algumas notificações de estacionamento e muita propaganda política. O Citroen foi rebocado e encaminhado para apresentação na 110ª Delegacia de Polícia, onde fica até realização de perícia do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) e devolução à proprietária. O que chamou atenção dos agentes da ROMU Alfa é que ele foi localizado a poucos metros do local onde, segundo registro, ocorreu o furto. Segundo a vítima, ele foi levado da Rua Nilza Chiapetta Fadigas.
Picku-ups furtadas
No fim de semana anterior, foram registrados na delegacia três casos de furto de veículo em Teresópolis envolvendo o mesmo tipo de automotor, caminhonetes de pequeno porte. Duas Saveiros, uma 1991 e uma 2012, e uma pick-up Corsa foram furtadas. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), entre janeiro e agosto de 2024 foram registrados 29 casos de furto de veículo em Teresópolis.