Marcello Medeiros
O jornalismo local tem uma grande responsabilidade social, deve ir sempre além de registrar fatos e contar histórias. Tem que se integrar à sociedade, ajudar a buscar soluções e contribuir para o desenvolvimento do município. Dentro desse importante contexto, nesta quarta-feira (16) o Diário abriu as portas para receber 24 alunos da escola municipal Professora Irene Sant´Anna do Vale, localizada no final da Rua Manoel Carreiro de Mello, bairro do Pimentel. Inserida em uma grande comunidade no populoso São Pedro, a unidade de ensino administrada pela prefeitura tem cerca de 200 estudantes matriculados e está realizando um trabalho pedagógico sobre gênero textual, ficando os alunos do terceiro ano do Fundamental responsáveis pelo tema “jornal”.
A motivação da visita foi apresentar aos pequenos teresopolitanos como é produzido um periódico e outras mídias relacionadas, como o site e a televisão. “Nesse projeto, cada turma está trabalhando um tema diferente. O terceiro ano ficou responsável por fazer um jornal, um tema muito rico onde podem ser feitas entrevistas, reportagens com assuntos da própria escola. Também é legal eles aprenderem sobre a história do jornal, que começou no impresso e hoje é bem diferente. Eles podem fazer esse resgate e transformar o jornal para a atualidade com nossos recursos tecnológicos, fazendo esse link do passado e presente”, pontua a Orientadora Pedagógica Luciana Motta.
Para a professora Priscila Caldas, foi muito mais do que um passeio para os pequenos alunos da Irene Sant´Anna do Valle: “A educação não é feita somente dentro de sala, precisamos trabalha-la de outras formas. Nesse projeto onde iremos trabalhar o tema jornal, os alunos puderam sair da zona de conforto, sair da escola para ver sobre essa diversidade de informação, formas de texto, como é feita produção. E é muito legal também porque eles estão em processo de alfabetização e já tendo a oportunidade de conhecer um espaço rico como esse. Nesse projeto vão ter a oportunidade de entrevistar, de criar um jornal impresso e passar para o online. Ficamos muito felizes de realizar essa visita, que com certeza vai ficar na memória deles”.
Divididos em duas turmas, os estudantes conheceram a redação do Diário, onde são recebidas, apuradas e processadas as informações, além de editados os vídeos jornalísticos e os programas da Diário TV, e também os estúdios de programas como o “Hélio Carracena”, “Papo com a Feh” e os podcasts da emissora. A Diário TV está nos canais da Speed Fiber, em Teresópolis (4.1), Nova Friburgo (38.2) e Petrópolis (38.1), e também pode ser assistida no Youtube Diário TV Teresópolis.