Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Diário recebe a visita de alunos da escola Irene Sant´Anna do Valle

Estudantes aprenderam sobre a produção do jornal e gravação dos programas da tevê

Marcello Medeiros

O jornalismo local tem uma grande responsabilidade social, deve ir sempre além de registrar fatos e contar histórias. Tem que se integrar à sociedade, ajudar a buscar soluções e contribuir para o desenvolvimento do município. Dentro desse importante contexto, nesta quarta-feira (16) o Diário abriu as portas para receber 24 alunos da escola municipal Professora Irene Sant´Anna do Vale, localizada no final da Rua Manoel Carreiro de Mello, bairro do Pimentel. Inserida em uma grande comunidade no populoso São Pedro, a unidade de ensino administrada pela prefeitura tem cerca de 200 estudantes matriculados e está realizando um trabalho pedagógico sobre gênero textual, ficando os alunos do terceiro ano do Fundamental responsáveis pelo tema “jornal”.

Divididos em duas turmas, os estudantes conheceram a redação do Diário e também os estúdios de programas como “Hélio Carracena” e “Papo com a Feh”. Foto: Lara Benevenuti

A motivação da visita foi apresentar aos pequenos teresopolitanos como é produzido um periódico e outras mídias relacionadas, como o site e a televisão. “Nesse projeto, cada turma está trabalhando um tema diferente. O terceiro ano ficou responsável por fazer um jornal, um tema muito rico onde podem ser feitas entrevistas, reportagens com assuntos da própria escola. Também é legal eles aprenderem sobre a história do jornal, que começou no impresso e hoje é bem diferente. Eles podem fazer esse resgate e transformar o jornal para a atualidade com nossos recursos tecnológicos, fazendo esse link do passado e presente”, pontua a Orientadora Pedagógica Luciana Motta.
Para a professora Priscila Caldas, foi muito mais do que um passeio para os pequenos alunos da Irene Sant´Anna do Valle: “A educação não é feita somente dentro de sala, precisamos trabalha-la de outras formas. Nesse projeto onde iremos trabalhar o tema jornal, os alunos puderam sair da zona de conforto, sair da escola para ver sobre essa diversidade de informação, formas de texto, como é feita produção. E é muito legal também porque eles estão em processo de alfabetização e já tendo a oportunidade de conhecer um espaço rico como esse. Nesse projeto vão ter a oportunidade de entrevistar, de criar um jornal impresso e passar para o online. Ficamos muito felizes de realizar essa visita, que com certeza vai ficar na memória deles”.

Divididos em duas turmas, os estudantes conheceram a redação do Diário, onde são recebidas, apuradas e processadas as informações, além de editados os vídeos jornalísticos e os programas da Diário TV, e também os estúdios de programas como o “Hélio Carracena”, “Papo com a Feh” e os podcasts da emissora. A Diário TV está nos canais da Speed Fiber, em Teresópolis (4.1), Nova Friburgo (38.2) e Petrópolis (38.1), e também pode ser assistida no Youtube Diário TV Teresópolis.


Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Regras do Pix mudam a partir de novembro

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Morte de motociclista no trânsito comove os teresopolitanos

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE