A Casa de Cultura Adolpho Bloch (CCAB) acolheu mulheres em diversos momentos na última semana, dentro do projeto “Rosa na Cultura – Arte e Conscientização em Harmonia”. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto faz parte da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.
No dia 16, um café da tarde, com a equipe da Secretaria de Cultura, marcou a apresentação da exposição de fotos organizada por Patrícia Magno, das 27 escritoras que participam do livro “Entre Nós”. Na coletânea, coordenada pelas autoras Rita de Cássia da Silva Mello e Zélia Guerra, cada colaboradora compartilha suas histórias de superação pessoal, desde desafios emocionais, de saúde e até obstáculos físicos, com destaque à resiliência e à força interior de cada uma.
Na quinta, 17, ocorreu a abertura da exposição coletiva “Mulheres: Sonhos, Dores e Conquistas”. Reunindo trabalhos de 30 artistas, a mostra pode ser vista até o dia 30 de outubro, na área de circulação da CCAB. Ponto alto da programação, o lançamento do livro “Entre Nós” ocorreu no sábado, 19, acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Ricardo Guarilha, e pela subsecretária, Hilna Gallo. A coletânea se concretizou graças ao apoio da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes), da Editora Planeta Azul, do Grupo Amigas da Mama, do Grupo de Apoio Reage Mulheres e do Grupo Literário Roda de Conversa.
Entre as atrações, apresentação de dança do ventre com Carol Falak e performance da atriz e cantora Sandra Saan, que recitou o poema “Briga no Beco”, de Adélia Prado, e cantou a música “Bilhete”, de Ivan Lins. O evento foi encerrado com uma apresentação da Cia de Dança SD Allegro e com sessão de autógrafos.
Parte da coletânea foi doada ao Grupo de Apoio Amigas da Mama, para ser distribuída nos centros de tratamento de câncer de mama. A Planeta Azul Editora fez a doação do livro infantil “Chupetinha, a Gatinha Daltônica”, de Rita Mello, para o setor de pediatria do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.