Lara Benevenuti *
Após seis tentativas desde sua primeira candidatura em 2004, Amanda Albuquerque, mais conhecida como Professora Amanda, finalmente foi eleita vereadora em Teresópolis, obtendo 943 votos no último pleito. Apesar da vitória, ela ressalta os desafios que as mulheres ainda enfrentam para ingressar na política no Brasil, mesmo com os incentivos previstos na legislação eleitoral. “Ainda existe muita dificuldade para fomentar as campanhas de mulheres no país”, afirma Amanda, que na última quarta-feira (30) participou do programa “Hélio Carracena”, na Diário TV. Ela falou sobre como foi o processo de sua campanha, sobre educação e os projetos que tem em mente para seu mandato a partir de 1º de Janeiro de 2025.
Com uma trajetória marcada pela determinação, Amanda nunca perdeu a confiança de que seria eleita. “Desde o começo da campanha, eu já tinha certeza que conseguiria”, disse. Amanda citou que contou com o apoio da família durante toda a sua campanha e descreveu como um momento difícil de colocar em palavras a hora que soube que estava eleita. Agora, com o mandato em mãos, ela enfatiza a necessidade de um governo que esteja verdadeiramente conectado com as demandas populares. “A gente tem que tratar a coisa pública como necessidade da população. A população precisa ser ouvida”, defende.
Participação popular e fortalecimento de conselhos
Amanda propõe ampliar o acesso da população às decisões políticas, com mais audiências públicas e maior participação nas casas de controle. “A população precisa estar dentro da Câmara Municipal, não apenas assistindo às audiências pelos canais de transmissão”, diz. Uma de suas bandeiras principais é a defesa dos conselhos municipais. “Serei uma grande defensora dos conselhos. São órgãos de controle social que a população está inserida e que precisam ser fortalecidos”, destaca.
Ela cita um exemplo preocupante: “Não podemos admitir que conselhos, como o do deficiente, funcionem em locais inacessíveis, onde cadeirantes não conseguem entrar”. Além de seu trabalho no Conselho da Mulher, Amanda reforça seu compromisso de atuar em outras áreas, como saúde, mobilidade urbana, tecnologia e gestão financeira, além de fiscalizar receitas e despesas. “Eu fui eleita para representar uma população. Mesmo que a educação tenha sido o foco da minha votação, acredito que posso contribuir em outras frentes”, explica.
Projetos para o mandato
Entre os principais projetos que já começam a ser planejados para 2025, Amanda destaca o investimento na capacitação dos professores alfabetizadores. “A base da educação acontece através da alfabetização que você consolida a estabilidade de leitura e escrita, a partir dessa habilidade consolidada você desenvolve todas as outras habilidades”, justifica. Ela defende um plano de médio a longo prazo para valorizar esses profissionais, com a formação adequada e melhorias financeiras. “Precisamos mudar o destino da sociedade por meio da educação”, acredita.
Segundo Amanda, a economia de Teresópolis gira em torno do agronegócio, e sua ideia é consolidar em todas as unidades escolares de interior e de centro a questão da valorização do homem do campo. “A gente vai acabar perdendo essa característica da nossa cidade, esse desenvolvimento econômico que i interior traz pra nossa cidade por conta do apagamento dessa região”, pontua.
Amanda afirma que é necessário estimular para que as crianças da cidade queiram estar no campo porque é onde a nossa economia gira. Amanda vê grande importância na criação de uma escola técnica no interior da cidade onde possa auxiliar e incentivar os jovens a darem continuidade na agricultura de Teresópolis, e que para isso é necessário o apoio do município e também do estado.
Educação e saúde de mãos dadas
Amanda também defende formações contínuas para os profissionais que trabalham com crianças especiais e um suporte adequado às famílias. “Educação e saúde precisam andar de mãos dadas”, enfatiza, destacando a importância de uma abordagem integrada para garantir o bem-estar das crianças. Com uma visão ampla e pautas que integram educação, economia e inclusão social, Amanda promete ser uma voz ativa e comprometida com as necessidades de Teresópolis, trabalhando para que o mandato traga benefícios reais para a população.
Além da capacitação profissional, Amanda reforça que é essencial criar uma rede de suporte e acolhimento para as famílias. Muitas vezes, pais e responsáveis de crianças especiais enfrentam desafios diários que vão além da sala de aula, como o acesso a tratamentos de saúde, apoio psicológico e orientações sobre como lidar com as necessidades de seus filhos. “Educação e saúde precisam andar de mãos dadas”, declara. Como professora Amanda mostra a importância de que não dá para pensar em uma sem considerar a outra. A saúde física e emocional das crianças impacta diretamente no aprendizado, e vice-versa.
Compromisso com o futuro
Com uma visão abrangente que abarca a educação, a valorização do agronegócio, a inclusão social e o fortalecimento da saúde mental, Amanda assume o compromisso de ser uma vereadora que escuta e age. Para ela, é fundamental que o município avance com políticas públicas que sejam construídas com a participação popular e que atendam às necessidades reais da população.
Amanda mostra-se disposta a representar e lutar por uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais preparada para o futuro. Com projetos bem estruturados e uma determinação que marcou sua trajetória, Amanda promete trabalhar com transparência e dedicação, buscando transformar Teresópolis em uma cidade que valoriza a educação, sua cultura e suas potencialidades. Veja a entrevista na íntegra no YouTube da Diário TV.
- Estagiária