Policiais Civis da 110ª Delegacia de Polícia realizaram, nesta sexta-feira (01), uma operação contra traficantes que atuam na comunidade das Paineiras, em Teresópolis. O objetivo foi cumprir seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão em residências de suspeitos de envolvimento em casos de tráfico de drogas e homicídio. Três pessoas foram capturadas, entre elas a mulher que seria namorada de um traficante que, do interior de presídio no Rio de Janeiro, estaria determinando através delas as ações no bairro vizinho à Barra do Imbuí e Vila Muqui. A operação teve o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, através do GAECO.
Os alvos são ligados à maior facção criminosa do estado. Além da atuação no tráfico, eles também estariam envolvidos nas mortes de quatro desafetos em ações de disputas por pontos de vendas de drogas em Paineiras. Conversamos com o Delegado Titular da 110ª DP, Marcio Dubugras, sobre mais uma ação de enfrentamento ao tráfico no município. “Essa operação ocorreu com conjunto com o MP com o objetivo de desarticular esse bando que tem ligação com tráfico, associação ao tráfico e homicídios. O líder está preso, mas a companheira dele passava informações para os membros da organização na cidade. Também fizemos buscas na cela dele, em presídio no Rio, e conseguimos sua transferência par um presídio federal. Com essa transferência e cumprimento de mandados, acreditamos que essa região vai ficar mais tranquila. Houve homicídios de pessoas relacionadas com o tráfico, de membros de facções matando desafetos de outras facções, e essa investigação apontou que a motivação foi ordem desse traficante conhecido como playboy”, explicou a autoridade policial do município.
As diligências desta sexta ocorreram em Teresópolis e em São Gonçalo. Foram cumpridos mandados de busca também no complexo de Gericinó, onde está presa uma liderança do grupo. A ação conta com o apoio da Subsecretaria de Inteligência (Ssispen) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e do Ministério Público.