Maria Eduarda Maia *
Teresópolis é reconhecida por realizar festivais gastronômicos que são destaques e referências para todo o estado, proporcionando um movimento turístico para nosso município. O Polo Gastronômico de Teresópolis, associação de diversas empresas do ramo da alimentação, como restaurantes, bistrôs, cafés, padarias, pousadas e hotéis, é responsável por trazer ações e festivais para valorizar a cidade. No “Papo com a Feh!” desta semana, programa da Diário TV apresentado por Fernanda Almeida, a presidente do Polo, Vânia Badinni e Hugo Ramos, vice-presidente, foram convidados a comentar sobre a associação e seus feitos, destacando que logo mais será realizado mais um festival para trazer a gastronomia de Teresópolis para o centro das atenções.
Criado em 2014, o Polo Gastronômico de Teresópolis promove uma integração entre os restaurantes, fortalecendo a aliança entre os estabelecimentos. “Essa integração é muito bonita porque, quando falta alguma coisa, um restaurante supre o outro”, pontuou Vânia. O vice-presidente Hugo Ramos falou sobre a proposta dos festivais, que promovem a estimulação da criatividade dos restaurantes, já que cada estabelecimento precisa elaborar um prato especial de acordo com a temática. “O grande legal é esse desafio que os festivais mostram. A galera vai se reinventando”.
Festival Origens
Finalizado há pouco, o Festival Origens, que valoriza e homenageia a potência agrícola de Teresópolis, foi um sucesso. “Conseguimos trazer um festival maior e com mais estrutura, fazendo com que mais pessoas participassem, envolvendo a comunidade desde o pessoal do campo até os restaurantes.”, comentou Hugo Ramos. O vice-presidente da associação também expôs que há um árduo trabalho nos bastidores para a realização do Festival Origens, incluindo a intermediação com os agricultores, conversas, visitas e reuniões. “O Festival aconteceu em setembro, mas estava sendo desenhado desde novembro do ano anterior”.
Festival Quebra-Nozes
Vânia Baddini falou sobre o próximo evento, o Festival Gastronômico Quebra-Nozes, que será realizado no final do ano com o objetivo de trazer a magia e o encanto do Natal para o município. “É um período de baixa temporada em Teresópolis, então as pessoas e os turistas não vêm para a cidade. Este festival vem para trazer um movimento turístico”, expressa a presidente do Polo, ressaltando a importância do festival para a atração de turistas. Especiarias usadas no final de ano, como frutas secas, damasco, nozes, amêndoas e avelãs, deveram constar no prato elaborado por cada estabelecimento associado. “Tudo isso tem que ser criado dentro de um prato. O chef que vai ser criativo”, declara Vânia.
Valorização dos estabelecimentos e da cidade
Em meio à conversa no “Papo com a Feh!”, Hugo Ramos convidou a população para conhecer os associados do Polo, valorizando a história dos estabelecimentos e da cidade. “Conheçam os restaurantes e valorizem porque ali tem famílias, vidas e histórias que são contadas e compartilhadas”. Complementando a fala do vice-presidente da associação, Vânia ressaltou a proposta do Polo Gastronômico ao reunir diversas empresas do ramo da alimentação. “É o Polo querendo trazer para o próprio teresopolitano o pertencimento e que eles possam conhecer sua própria cidade não só na gastronomia”.
Os dois representantes convidaram todos a participarem dos eventos elaborados pelo Polo. “Fica aqui o convite para que vocês possam conhecer os restaurantes de Teresópolis para indicar, saber quais proporcionaram uma experiência incrível. Todos eles são diferentes, então cada um deles irá te proporcionar uma memória diferente. Vale a pena conhecer!”, declara Hugo Ramos. “Se preparem para as delícias que estão vindo dos chefs que o Polo Gastronômico estão trazendo para vocês”, finaliza a presidente da associação.
Mais informações
Para ficar por dentro dos próximos festivais gastronômicos de Teresópolis, acesse o Instagram @pologastronomicoteresopolis
- Estagiária