Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curiosas espécies de anfíbios são registradas no Parque Estadual dos Três Picos

Exemplares raros foram fotografados durante treinamento para observação de anfíbios e répteis

De colorações avermelhadas, o sapo cururuzinho (Rhinella ornata) e a perereca dormideira (Boana semilineata) se destacam em meio à folhagem, no Parque Estadual dos Três Picos situado na Região Serrana do Rio. Essas espécies foram registradas pelo biólogo Rafael Mattos, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, durante treinamento para observação de anfíbios e répteis realizado no dia 18 de outubro, em um dos núcleos da unidade de conservação.
A capacitação é uma preparação para o “Vem Sapear”, novo programa de observação da biodiversidade que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) planeja lançar no próximo ano. A observação de répteis e anfíbios traz uma perspectiva diferente do habitual no uso público das unidades de conservação, já que o período de maior atividade de grande parte dessas espécies ocorre durante a noite em áreas úmidas.
“O objetivo é aproximar os visitantes para conhecer este curioso grupo, o dos anfíbios e répteis, com responsabilidade e segurança. A atividade visa incentivar sua observação guiada nas unidades de conservação estaduais e municipais. Estes animais tem importância vital para o equilíbrio dos ecossistemas. É importante desmistificar alguns conceitos comuns sobre o grupo, para avançarmos na conservação de suas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção no estado”, explicou a coordenadora de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Deise Delfino.
A capacitação contou com as presenças de 41 participantes entre guarda-parques, técnicos e gestores das unidades de conservação estaduais e municipais do Rio de Janeiro.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Festa do Produtor Rural em Teresópolis até domingo no Parque de Exposições

Oito traficantes são presos em operação contra facção na Região Serrana

Confraternização em escola gera polêmica após divulgação de vídeo nas redes sociais

Rebeca Andrade participa de painel sobre Esporte e Educação no SDGs in Brazil 2025

Pedal e acolhimento marcam o “Café Bike Feminino” em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE