Luiz Claudio Bandeira
A expansão do tráfico de drogas em Teresópolis continua sendo uma das maiores preocupações das autoridades de segurança que atuam no município. Consequentemente as ações de combate ao crime precisaram ser ampliadas através de rotineiras operações de repressão. Como resultado, quase que diariamente, o Jornal O Diário de Teresópolis noticia operações policiais que resultam na apreensão de drogas em diversos bairros, demonstrando que os traficantes estão atuando em quase toda a cidade. Se antes os criminosos se concentravam principalmente na parte alta do Bairro de São Pedro, agora há uma percepção das autoridades que está havendo uma maior presença do tráfico de drogas em outras localidades, caso, por exemplo, do bairro Paineiras.
Com o empenho do serviço de inteligência da Polícia Militar e de investigação da Polícia Civil, está sendo possível entendendo onde houve expansão da atuação do crime e consequentemente um aumento significativo nas prisões de envolvidos com o tráfico. A preocupação da população está no fato do bairro Paineiras ter conexão com outros bairros onde os traficantes já estão atuando, promovendo medo e insegurança na população.
Na terça-feira (05), duas operações do Serviço Reservado da PM que resultaram em prisões e apreensão de drogas demonstraram como o tráfico vem atuando na região de Paineiras. Por volta das 14h um casal foi flagrado quando comercializava drogas. Com eles foi apreendida cocaína, maconha e crack, dinheiro proveniente da venda dos entorpecentes e dois aparelhos celulares. No mesmo dia à noite, por volta das 20h, após informações sobre tráfico de drogas na Vila Muqui, bairro vizinho ao de Paineiras, uma equipe da P2 com apoio da PATAMO abordaram três menores de idade e com eles encontraram drogas e dinheiro. Após buscas na região os agentes encontraram mais drogas. Todos os envolvidos foram conduzidos à 110ª DP, os menores estão permanecem apreendidos.
Operação conjunta
Na última sexta-feira (01), Policiais Civis da 110ª Delegacia de Polícia realizaram, em parceria com o MPRJ uma operação contra traficantes que atuam na comunidade das Paineiras. O objetivo foi cumprir seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão em residências de suspeitos de envolvimento em casos de tráfico de drogas e homicídio. Três pessoas foram capturadas, entre elas a mulher que seria namorada de um traficante que, do interior de presídio no Rio de Janeiro, estaria determinando através delas as ações no bairro vizinho à Barra do Imbuí e Vila Muqui.
Os alvos são ligados à maior facção criminosa do estado. Além da atuação no tráfico, eles também estariam envolvidos nas mortes de quatro desafetos em ações de disputas por pontos de vendas de drogas em Paineiras. “Essa operação ocorreu com conjunto com o MP com o objetivo de desarticular esse bando que tem ligação com tráfico, associação ao tráfico e homicídios. O líder está preso, mas a companheira dele passava informações para os membros da organização na cidade. Também fizemos buscas na cela dele, em presídio no Rio, e conseguimos sua transferência par um presídio federal. Com essa transferência e cumprimento de mandados, acreditamos que essa região vai ficar mais tranquila. Houve homicídios de pessoas relacionadas com o tráfico, de membros de facções matando desafetos de outras facções, e essa investigação apontou que a motivação foi ordem desse traficante conhecido como playboy”, explicou Marcio Dubugras, Delegado Titular da 110ª DP.
Faça sua parte, denuncie
É importante que a população colabore com a polícia para impedir a expansão do tráfico de drogas nos bairros denunciando eventuais atuações de criminosos pelo 190 da Polícia Militar ou pelo Disque Denúncia, 2742 7755. É garantido o sigilo e o anonimato.