Nesta quarta-feira (06), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Rio) assinaram protocolo de intenção para adesão desta federação ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento das Causas à Infrequência, ao Abandono e à Evasão Escolar no RJ. A cerimônia foi realizada na sede do Sebrae, no Centro do Rio. A parceria visa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, redução de infrequência e evasão nas escolas da rede estadual de ensino.
As instituições vão estudar, conjuntamente, responsabilidades específicas voltadas ao aprimoramento da atratividade das matrizes e arranjos educacionais da rede pública estadual de ensino, sobretudo as voltadas para o Ensino Médio. O objetivo é articular formação profissional e a integração ao mundo do trabalho com a intermediação ou oferta direta de cursos da Educação Profissional e estágios, na forma da lei.
“Fazer com que o aluno permaneça e conclua sua aprendizagem não é um desafio só da gestão escolar, mas de toda a sociedade, pois quem tira o aluno de sala de aula são as oportunidades ou as mazelas do mundo exterior. Estamos aqui, nesta parceria, para construir uma mudança de paradigma, de pensamento e de atitude, para que nossos jovens tenham êxito em seus projetos de vida”, declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
No encontro, resultados de trabalhos mostraram que a geração de valores e a transformação de realidades começa com o acesso à educação de qualidade e com a construção de conhecimentos e habilidades, empoderando jovens e criando uma cultura empreendedora, na qual a criatividade e a inovação façam parte do cotidiano.
“Esse diálogo com o Sebrae, um parceiro da rede, que nos coloca juntos neste pacto, demonstra a importância do nosso trabalho, fortalecendo a escola com um aprendizado de alto nível. E, ainda, de trazer nossos alunos para mais próximo, atendendo a suas necessidades e os tornando-os, de fato, protagonistas de sua própria história”, comentou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros.
Iniciativas discutidas no evento mostram que o estudo não deve ser encarado apenas como tarefa, obrigação, mas que sua relevância desenvolve conhecimentos para a vida e que empreender é uma forma de resolver problemas e buscar realizar objetivos. O desenvolvimento destas competências empreendedoras também é papel dos educadores. “Estamos confiantes de que essas medidas, e outras que poderão imergir futuramente, contribuirão significativamente para reduzir a evasão e melhorar a qualidade educacional. A educação é o único caminho para termos as mudanças que o mundo precisa”, afirmou Antônio Carlos Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae Rio.
Dentre as possibilidades incorporadas nesta parceria estão a organização de eventos com palestras, games e intervenções, tanto para os professores quanto para os estudantes, a fim de promover a cultura empreendedora, o desenvolvimento de disciplinas – atendendo ao Componente Curricular Projeto de Intervenção e Empreendedorismo – e a formação dos professores na metodologia Despertar, dentre outras. Além dessas, também está o apoio de consultores na implementação de Educação Empreendedora na Seeduc e a oferta de bolsas de participação no seminário Empretec para gestores das escolas e colaboradores da secretaria. Também foi programada uma pesquisa junto aos estudantes para verificar os seus anseios com o objetivo de personalizar, cada vez mais, as entregas do Sebrae. “A sociedade, hoje, vive em torno daquilo que é inovação. Quando sequer falávamos desta potência chamada Internet, o Sebrae já falava sobre empreendedorismo. Nós não formamos apenas trabalhadores para o mercado, mas formamos gente que seja capaz de inovar, criar e construir uma sociedade melhor”, conclui a secretária.