Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais sete motos em situação irregular retiradas de circulação

Operações da GCM e PM flagraram escapamento aberto, falta de documento e descaracterização de veículo

Marcello Medeiros

A motocicleta é um veículo que permite maior agilidade no trânsito e economia de combustível, tendo aumentado absurdamente a sua utilização para diversos serviços desde a pandemia. E, assim como qualquer outro, precisa estar regularizado e ser utilizado dentro que prevê a legislação. Mas infelizmente é grande o número de pessoas que acha que pode simplesmente adquirir uma moto e sair pilotando por aí, desrespeitando as normas de registro, a utilização de acessórios obrigatórios e ainda por cima cometendo diversas irregularidades no trânsito. Para evitar que esses motoqueiros causem prejuízos a terceiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (Com equipe da ROMU Alfa) tem realizado operações nas zonas urbanas e rural. Na última, na quinta-feira à noite, mais sete motos em situação irregular foram recolhidas e encaminhadas para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos.

Mais algumas motos em situação irregular foram recolhidas e encaminhadas para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos. Foto: Plantão O Diário

Na região central, foram recolhidos cinco veículos e constatadas infrações como falta de licenciamento e Carteira Nacional de Habilitação. Na região de Vargem Grande, Terceiro Distrito de Teresópolis, a situação foi ainda pior. Além de não possuírem a obrigatória CNH, dois homens estavam com motos sem placa e com escapamento aberto, promovendo grande incômodo sonoro para moradores da localidade às margens da Teresópolis-Friburgo. Uma delas estava totalmente “depenada”, sobrando quase que apenas motor, banco e tanque. Todas ficaram acauteladas no pátio da secretaria municipal de Segurança Pública e os proprietários têm 60 dias para realizar a regularização e retira-las. Se isso não ocorrer, após esse prazo as motos podem ser encaminhadas para leilão.

Motos com escapamento aberto, promovendo grande incômodo sonoro para moradores de localidades às margens da Teresópolis-Friburgo. Fotos: Plantão O Diário

De acordo com a Guarda Civil Municipal, para retirar do depósito um veículo apreendido é preciso regularizar toda a documentação – IPVA, multas e taxas de apreensão, além de serem reinstalados itens obrigatórios que tenham sido removidos ou substituídos por irregulares, como escapamentos que produzem som acima dos decibéis permitidos. Se a placa estiver apagada, quebrada ou não existir, é necessário pagar um DUDA ao Detran.RJ para solicitar uma nova e instalar no pátio da GCM. Toda a “recuperação” das motos deve ser feita pelo proprietário. Aliás, só consegue fazer a retirada o titular do documento do veículo ou pessoa com procuração para tal ação.

Reclamações e riscos
Ainda segundo a GCM, serão reforçadas as operações com o objetivo de tirar de circulação veículos em situação irregular, além de autuação de pessoas que não respeitam o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro. “Realmente há muita gente reclamando de motos sem placa, sem cano, pulando canteiro central, ultrapassando pela direita, cometendo todo o tipo de infração que coloca em risco não só esse motoqueiro, mas outros envolvidos no trânsito. Quem estiver andando certinho, não precisa se preocupar com as operações de trânsito”, pontuou Gil Wellington, Chefe da Guarda Civil Municipal.

Edição 24/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito teme invasão e vandalismo dos servidores em seu restaurante

Homem é denunciado por andar armado em Bonsucesso

Secretaria de Estado de Fazenda divulga valores venais para cálculo do IPVA 2025

São José do Vale do Rio Preto ganha novo acesso

Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE