Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Chuva causa destruição e prejuízo em Bonsucesso

Residências, estabelecimentos comerciais e lavouras afetadas por transbordamento de rios

Marcello Medeiros

No início da tarde deste sábado (09), a reportagem do Diário esteve na localidade de Bonsucesso, Terceiro Distrito de Teresópolis, a mais afetada por um grande volume de chuva que atingiu principalmente a zona rural a partir da noite da sexta-feira (08). A tempestade atravessou a madrugada e causou o transbordamento dos rios Bengala e Formiga, com a água barrenta invadindo residências, estabelecimentos comerciais e lavouras. De acordo com a Defesa Civil, choveu 118.32 milímetros naquela localidade.

Sistema de escoamento da água não resistiu a grande pressão em residência. Foto: Juliana Ludwig/Diário

Os números são do período de 24 horas, mas segundo moradores, a maior parte desse volume pluviométrico ocorreu entre noite e madrugada. Uma oficina localizada às margens da rodovia RJ-130 foi tomada pela água, que destruiu sete veículos – todos de clientes. Muitas residências ficaram cheias da água barrenta como a de Gisselene da Silva, mais conhecida como “Lene”. “Foi tudo bem rápido, quando vimos o rio estava dentro da casa, perdemos bastante coisa. Agora, desde que moro aqui, há seis anos, nunca vi ninguém limpar esse rio. Se tivesse desobstruído, de repente não teria alagado tanta casa como foi”, pontuou a moradora, que ao lado de familiares ainda fazia a limpeza do lamaçal.
Também encontramos trabalhando na retirada do barro o agricultor Adriano Tayth-Son, que só não perdeu os caminhões porque eles já haviam saído para o Ceasa. Ainda assim, contabilizou a destruição de produtos que estavam no depósito. “Sempre fica alguma coisa aqui e acabamos perdendo tudo. O que não foi arrastado, tem que se descartado porque pegou lama”, frisou.
Em comum entre os populares entrevistados pelo Diário, a sensação de que se a manutenção dos cursos d´água ocorresse pelo menos uma vez por ano, os prejuízos sempre seriam menores. Para se ter uma ideia, próximo à oficina onde sete veículos ficaram embaixo d´água há dois grandes bancos de terra e vegetação, deixando apenas um pequeno fluxo para o rio Bengala.

Campo e alimento
Algumas lavouras ficaram danificadas com a cheia. Encontramos em um dos locais afetados o secretário municipal de Agricultura, Marco Aurélio, que prometeu suporte para os produtores rurais. Em nota encaminhada ao Diário, a secretaria de Desenvolvimento Social informou estar distribuindo cestas básicas para as famílias afetadas, além de oferecer apoio psicológico.

Foto: Juliana Ludwig/Diário

Santa Rosa
Além de Bonsucesso, a localidade de Santa Rosa, a poucos quilômetros de distância, registrou a invasão de uma residência pela água da enxurrada. Nesse caso, a família perdeu tudo e precisou ser assistida por equipamento público.

Outros problemas
Localidade vizinha a Bonsucesso, Vieira contabilizou 98.79mm no mesmo período. As outras com maior volume foram Serra do Capim (103.56 mm), Campo Limpo (87.06 mm) e Três Córregos (73.88 mm), estas três já na região do Segundo Distrito de Teresópolis. Também nessa área do município, a Defesa Civil recebeu chamada para analisar árvore com risco de queda na Estrada de Santa Rita, ainda em Cruzeiro. Na zona urbana, foram contabilizados até a manhã deste sábado um deslizamento de terra na Rua Governador Roberto Silveira, em São Pedro, e uma árvore em risco na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto. Ainda segundo a nota da DC, não há desabrigados e desalojados. A secretaria mantém estado de vigilância, pois há previsão de mais chuva para as próximas horas. “Fiquem atentos aos Alertas via SMS e Sirenes. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelos canais oficiais. Ligue 0800 202 1066 e (21) 2742-8264”, informa a nota.

Muitas residências ficaram cheias da água barrenta como a de Gisselene da Silva, mais conhecida como “Lene”.

VOLUME DE CHUVA REGISTRADO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

  • Bonsucesso – 118.32 mm
  • Serra do Capim – 103.56 mm
  • Viera – 98.79 mm
  • Campo Limpo – 87.06 mm
  • Três Córregos – 73.88 mm
  • Vargem Grande – 72.41 mm
  • Parnaso – 51.02 mm
  • São Pedro – 49.28 mm
  • Barroso – 43.04 mm
  • Quinta do Paraíso – 40.04 mm
  • Parque do Imbui – 39.95 mm
  • Fonte Santa – 39.97 mm
  • Morro dos Pinheiros – 30.03 mm
  • Coreia – 43.04 mm
  • Granja Florestal – 39.04 mm
  • Rosário – 39.04 mm
Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE