A Prefeitura de Teresópolis divulgou o resultado da avaliação sobre a relevância e a contribuição dos seis projetos selecionados no edital SandBox InovaTerê. As propostas foram implementadas e experimentadas, num ambiente regulado, durante 10 meses, com supervisão da Secretaria M. de Ciência e Tecnologia e do Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia. As três soluções aprovadas e aptas à contratação pública via marco legal das startups (SandBox) são das áreas de Defesa Civil, Saúde e Serviços Públicos (iluminação pública).
O secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, frisou que o SandBox InovaTerê é um exemplo de empreendimento público para agregar soluções para uma cidade inteligente, eficiente e inovadora. “É a partir deste modelo desenhado pelo marco legal das startups que a gestão pública consegue ter assertividade nos pontos em que requeiram testes de funcionalidades e solução de problemas para o município, como é o caso da gestão de riscos e desastres, telegestão do parque de luz e monitoramento permanente de saúde dos pacientes crônicos”.
Propostas aprovadas e aptas
- Cittua Tecnologia, Consultoria e Treinamento Ltda. Solução: Ciência de dados e inteligência artificial para prever situações de emergências para a Política de Defesa Civil. A plataforma digital de ciência de dados em meteorologia foi testada e aprovada com eficiência, demonstrando eficácia como ferramenta fundamental para a atuação da Defesa Civil.
- Smart Lighting – Telegestão da Iluminação Pública. Solução: Sensor de gestão, automação e redução do consumo de energia para a Política Municipal de Serviços Públicos (modernização do parque de luz). Constituído de sensores inteligentes, o produto foi testado e aprovado com eficiência, demonstrando eficácia na telegestão do parque da iluminação pública municipal.
- Medical Angel Software Ltda. Solução: Monitoramento de sinais vitais dos pacientes crônicos a partir de sensores “IOT” para a Política Municipal de Saúde. Constituído de monitoramento através de smart watching, vinculado a uma plataforma médica, o produto foi testado e aprovado com eficiência, demonstrando eficácia no auxílio ao tratamento e cuidados dos idosos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), executado pela Secretaria Municipal de Saúde.