Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unifeso recebe Simpósio de Terapia Ocupacional

Encontro trabalhou a capacitação de educadores e estudantes da instituição

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou na última quinta-feira (07), o 1º Simpósio de Terapia Ocupacional, para professores das redes municipal e privada de ensino. A organização do evento buscou promover a capacitação destes educadores através da atividade extensionista para acolher e integrar crianças atípicas no ambiente escolar. Promovido pela graduação em Terapia Ocupacional (TO), o simpósio ocorreu no auditório três do campus Sede, no Alto e contou com recepção dos alunos de TO que receberam os educadores inscritos para participarem da atividade. Dentre os profissionais, professores de Teresópolis, Guapimirim e Magé.

O Simpósio foi construído dentro do componente curricular Integração Ensino Trabalho e Cidadania (IETEC), disciplina essa que converge para um espaço de conhecimento teórico e prático. Esse ambiente visa contextualizar a demanda por terapeutas ocupacionais que tratam da chamada neurodiversidade, transtornos de neurodesenvolvimento tais como: autismo, transtorno de ansiedade generalizada, TOD, TDAH e muitos outros. “Hoje nós precisamos do envolvimento da família, das terapias e da escola. Por isso, nosso foco são as equipes da Educação e Saúde. Por que precisamos de ferramentas para manejar esses estudantes com necessidades especiais de acolhimento e ensino”, contou a coordenadora do curso de TO, Danielle Aprígio.

Dentre os palestrantes convidados para compartilhar as experiências e conhecimentos junto à pacientes atípicos, estavam: a psicopedagoga, Renata Lia; a psicóloga, Dra. Luciene Marques e a terapeuta ocupacional, Dra. Aline Macier. Também houve a participação de Matheus Zatta, geólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele é um paciente com internação domiciliar devido ao quadro de Distrofia Muscular de Duchenne, condição que afeta a locomoção. Todas as palestras foram transmitidas ao vivo para as turmas de Psicologia, Pedagogia e Terapia Ocupacional.

Mais sobre a formação
O curso de Graduação em Terapia Ocupacional tem apenas três meses de seu início, segue com a primeira turma formada por 39 alunos. Com duração de quatro anos, o curso acontece somente na modalidade presencial, no campus Sede e Quinta do Paraíso. De acordo com a coordenação, o curso busca formar terapeutas ocupacionais que são peças fundamentais no processo de reabilitação cognitivo e motora dos pacientes.

Edição 21/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Escola Hermínia Josetti terá atividades suspensas a partir de dezembro

Sítio Kekanekadan fortalece turismo rural em Teresópolis

Festival BBQ Le Canton neste sábado com show cover do Charlie Brown

Águas da Imperatriz diz que ‘avisou sobre obras na Ermitage’

‘Onda Verde’ vai promover atividades físicas, saúde e bem-estar em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE