Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Expositores da Feirinha otimistas com visitação no “megaferiado”

Diferente da prefeitura, espaço turístico no bairro do Alto funciona até quarta-feira

Luiz Bandeira

Neste fim de semana a cidade do Rio de Janeiro decretou um “megaferiado”, aproveitando as celebrações pela Proclamação da República, no dia 15, sexta-feira e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Devido à reunião dos chefes de estado e de governo para a cúpula do G20, que recebe no Rio as vinte maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia, foi decretado ponto facultativo na segunda-feira dia 18 e terça, 19, para facilitar a movimentação das delegações pela capital fluminense. Com isso o carioca vai poder aproveitar seis dias de folga e há expectativa que muitos venham visitar Teresópolis. Em nosso município, que não tem nenhuma relação com a reunião, a prefeitura também não vai funcionar nos dois primeiros dias da semana. Porém, para o turismo a decisão pode ser boa e há expectativa de grande visitação na Feirinha do Alto.
A popular Feirinha do Alto funcionará até quarta-feira, das 10h às 18h, com seus estandes de moda e artesanato e praça de alimentação. A Diário TV conversou com expositores para saber sobre a expectativa deles para esse “mega feriado”. Aline Taytson acredita que o carioca vai sair do Rio de Janeiro para descansar e a Feirinha, que na avaliação dela “é o carro chefe do turismo da cidade”. Aline revela ainda que foi um pedido dos expositores que a Feirarte ficasse funcionando durante todo o feriado. “Nós lutamos muito para poder trabalhar, porque nós íamos ficar só três dias, mas vamos poder trabalhar os seis e isso foi maravilhoso!”, destaca Aline. Guilherme, da barraca Sabores da Roça, disse ao Diário que há uma boa perspectiva dos expositores que até quarta tenha uma grande visitação na Feirinha. “A cidade está cheia, a chuva atrapalha um pouquinho, depois ela some e o pessoal aparece de novo. A chuva faz parte” pontuou Guilherme. Maria Helena, que tem uma barraca de moda diz que o turista gosta, mesmo com chuva visita a Feirinha. No entanto, Maria Helena espera que o movimento melhore para os próximos dias. “Está razoável. Não posso dizer que está ruim, porque não está. Não está aquela maravilha, mas está razoável”.

Para os feirantes, mesmo com chuva há expectativa de grande visitação nos próximos dias em Teresópolis. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Outros órgãos e serviços
Prefeitura e centros administrativos retomam o expediente na quinta, 21/11, em seus horários habituais. As Unidades de Saúde da Família, as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Saúde da Várzea, o Cemusa, o Centro Materno Infantil e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reabrem na quinta-feira, 21/11, para as consultas médicas e odontológicas. Escolas, creches e centros municipais de Educação Infantil terão as aulas retomadas no dia 21/11.
Urgência médica: O atendimento médico de urgência será normal durante todo o feriado estendido na UPA e nas Unidades de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, e de Bonsucesso, que funcionam com plantão de 24 horas. O Hemonúcleo Municipal ficará fechado nos feriados. Na segunda e na terça, dias 18 e 19 de novembro, o funcionamento será normal, das 7h às 13h.
A coleta de lixo domiciliar seguirá normal, de acordo com os dias de atendimento em cada bairro. Órgãos como Defesa Civil e Guarda Civil Municipal mantêm escala de plantão 24 horas.
A Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras funcionará direto, entre os dias 15 e 20/11, das 10h às 17h. Já a Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, fechará apenas na segunda-feira, 18/11, para manutenção de rotina, com visitação das 10h às 17h nos outros dias.

Segundo alguns expositores, inicialmente havia previsão de não funcionar segunda e terça-feira, mas decisão foi repensada. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Turismo
A Feira Teresópolis Artes Manuais, no Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo, terá visitação das 9h às 17h durante todo o feriado prolongado. No Horto Municipal de Teresópolis Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas, a visitação seguirá de sexta, 15, a domingo, 17, das 8h às 16h. Na segunda-feira, 18/11, o Horto ficará fechado para manutenção, reabrindo na terça e quarta, dias 19 e 20 de novembro, das 8h às 16h. O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis funcionará direto para visitação em todos os dias do feriado prolongado, das 8h às 16h, com entrada franca.

Tags

Compartilhe:

Edição 15/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Expositores da Feirinha otimistas com visitação no “megaferiado”

Situação do lixão de Teresópolis só piora

Parque Nacional vai contratar agentes ambientais temporários

Seleção desembarca em Salvador para jogo contra o Uruguai

II Fórum de Turismo de Guapimirim debate sustentabilidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE