Com a aproximação da Black Friday, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) reforçam o alerta para que os consumidores estejam atentos aos sites fraudulentos e adotem cuidados redobrados ao realizar compras pela internet. A secretaria e a autarquia mantem uma lista de sites não confiáveis que é atualizada constantemente e pode ser acessada o ano todo no portal oficial do PROCON-RJ. O secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, reforçou a importância dessa ferramenta para os consumidores. “A Black Friday é uma excelente oportunidade de economizar, mas é preciso que o consumidor fique atento a possíveis golpes e fraudes que se intensificam nessa época do ano. A SEDCON e o PROCON-RJ monitoram e atualizam a lista de sites não confiáveis para orientar o consumidor e reduzir os riscos. Recomendamos que todos verifiquem a reputação dos sites antes de finalizar qualquer compra”, afirma o Secretário.
A lista de sites não confiáveis, que inclui endereços virtuais que apresentam indícios de fraude ou práticas comerciais enganosas, está disponível para consulta no link: https://drive.google.com/file/d/12ea-qPPjOBf3iUHKSo3kgmntqhlxV12f/view
O presidente do PROCON-RJ, Marcelo Barboza, alerta que é importante que os consumidores consultem a lista regularmente antes de realizar compras, além de buscar a reputação dos sites no consumidor.gov.br e em sites específicos para isso. “Antes de realizar uma compra, é importante que o consumidor faça pesquisas sobre a reputação do site. Existem diversas ferramentas disponíveis na internet para que isso seja feito e também devem buscar informações com outros possíveis consumidores. Listamos algumas dicas para que aproveitem a data com segurança”, informa Barboza.
Dicas de Segurança para a Black Friday
Além de consultar a lista de sites não confiáveis, a SEDCON e o PROCON-RJ orientam os consumidores a seguirem algumas precauções ao comprar online:
- Pesquise sobre os produtos e os sites: Antes de comprar, verifique a reputação do site em portais de reclamação, como o consumidor.gov.br. É importante também verificar se o site fornece informações claras sobre a empresa, como CNPJ, endereço e telefone de contato.
- Verifique a URL e a segurança do site: Certifique-se de que o site possua o cadeado HTTPS na barra de endereços, indicando que a comunicação é segura. Fique atento a sites com URLs que imitam grandes marcas, mas possuem pequenas variações.
- Cuidado com ofertas “imperdíveis”: Desconfie de descontos extremamente baixos, que podem ser um sinal de fraude. Os golpistas costumam atrair vítimas oferecendo preços muito abaixo da média de mercado.
- Evite fazer compras em computadores compartilhados: Nunca realize compras em locais públicos, como lan houses ou cybercafés, onde a segurança da sua informação pode ser comprometida.
- Não forneça documentos pessoais sem necessidade: O Procon-RJ orienta nunca enviar cópias de documentos durante o processo de compra online, mesmo que o vendedor solicite. Isso pode ser uma tentativa de golpe.
- Escolha formas de pagamento seguras: Embora não seja possível indicar um método de pagamento único e seguro, o Procon-RJ recomenda que o consumidor escolha meios de pagamento que garantam maior segurança, como o cartão de crédito, que oferece proteção em caso de problemas com a entrega do produto ou cobrança indevida.
Denúncias e reclamações
Em caso de dúvidas ou para fazer denúncias sobre fraudes, os consumidores podem entrar em contato com a SEDCON, através do Fala Consumidor, ou do PROCON-RJ pelos seguintes canais: Fala Consumidor (SEDCON): (21) 99336-4848 / 0800 2020 143 / atendimento@se dcon.rj.gov.br PROCON-RJ: 151 / (21) 97915-4700 / (21) 98104-5445