Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudantes apresentam projetos sobre agricultura em Teresópolis

Centro de Ensino Bom Pastor realiza evento para os projetos de maior destaque

Lara Benevenuti *

Teresópolis se destaca não apenas por sua beleza natural exuberante, mas também por sua rica tradição agrícola. A agricultura familiar é um pilar fundamental da economia da cidade, com mais de 4.800 produtores rurais gerando renda e emprego para milhares de pessoas. A cidade possui cerca de 3.500 estabelecimentos agrícolas, divididos entre lavouras permanentes e temporárias, além da produção de flores. Na produção agrícola pode-se destacar a grande qualidade e variedade entre hortaliças, frutas, flores e lúpulo. A continuidade dessa tradição depende em sua grande parte dos jovens para dar seguimento e construir um futuro promissor agrícola. Para que esses jovens possam compreender o processo de plantio, é preciso que eles estejam em contato com o assunto desde cedo e tenham noção das riquezas produzidas na parte rural do município. A escola Bom Pastor iniciou essa conscientização com os seus alunos através de um grande evento com projetos que envolvem pesquisas e soluções para a cidade, o tema abordado neste ano foi a “Agricultura de Teresópolis Como Um Setor Promissor”.
O evento foi realizado na última quinta-feira (21), no auditório da Faculdade Estácio, na Várzea. A edição 2024 do evento “Melhores do RIP” (Roteiro Interdisciplinar de Pesquisa) foi organizado pelo Centro de Ensino Bom Pastor e os oito projetos de mais destaque receberam a oportunidade para apresentá-lo neste ambiente festivo, que reuniu professores, alunos e familiares dos estudantes. Apontando problemas atuais do nosso município e apresentando soluções muito criativas, os jovens utilizaram-se de diversas frentes para mostrar como auxiliar no crescimento do setor agrícola, utilizando tecnologia, criação de associações, selos de qualidade, plantios diferentes para manter a saúde da terra e até drones com o uso combinado de agrotóxicos e biorremediação com microorganismos, programados para evitar a proliferação de pragas e proteger as plantações.

Os oito projetos de mais destaque receberam a oportunidade para se apresentarem no evento festivo, que reuniu professores, alunos e familiares dos estudantes. Foto: Raphael Peres / Diário


O evento, que já se tornou uma tradição da instituição, reúne os melhores projetos de pesquisa em uma apresentação única e imperdível, aberta para toda a população, incentivando a busca por soluções para questões relevantes de nosso município. Anualmente, os estudantes apresentam suas pesquisas em um evento que celebra o compromisso com o conhecimento e a inovação. Aqueles que se destacam recebem homenagens em uma noite especial, marcada pela valorização do esforço e da criatividade.
O projeto que recebeu o prêmio de maior destaque foi “Semeando o futuro: Desafios e Inovações na Agricultura de Teresópolis”, do aluno do 8º ano Brenno de Faria Castro, que destacou Teresópolis como “um município que possui clima favorável, solo fértil e tradição agrícola na região”, lembrando também que “nosso município possui uma produção bastante diversificada”.

“Foi uma alegria muito grande acompanhar o Brenno desde o início do ano, com um trabalho muito intenso de pesquisa” diz Rafael Nascimento, professor do aluno Brenno. Foto: Raphael Peres / Diário

Apoio escolar
Rafael Nascimento, professor de história da Bom Pastor, comenta com orgulho sobre a premiação de Brenno. “Foi uma alegria muito grande acompanhar o Brenno desde o início do ano, com um trabalho muito intenso de pesquisa e falando sobre a agricultura de Teresópolis. E, nesta noite, o Brenno apresentou aqui na Estácio o projeto dele, que foi o contemplado como grande vencedor da noite”, pontua. Brenno completou a fala de Rafael compartilhando a sua felicidade, agradecendo ao professor pela ajuda na campanha e estendendo sua gratidão “à sua família e a Deus”.
Naneli de Oliveira, diretora-pedagógica da Bom Pastor, comenta sobre as etapas criadas no evento: “É um trabalho com três etapas e os alunos desenvolvem as suas pesquisas sempre com um tema para soluções da nossa cidade e este ano falamos sobre a Agricultura como um setor promissor”, disse ela.

“É um trabalho com três etapas e os alunos desenvolvem as suas pesquisas sempre com um tema para soluções da nossa cidade”, explica a diretora-pedagógica Naneli de Oliveira. Foto: Raphael Peres / Diário

Futuro do município
A agricultura é essencial para Teresópolis e sua população. É fundamental apresentar esta tradição para os jovens como incentivo para que eles possam entender sua importância, queiram participar de forma ativa e ajudar no futuro próximo trazendo melhorias e tecnologias para um crescimento constante e continuo. Eventos como o “RIP” aproximam e inserem os alunos em uma experiência na cultura da cidade. Sobre a Edição 2025 do evento, Naneli manteve o mistério e preferiu não dar detalhes sobre a edição do ano que vem. (Colaborou Raphael Peres)

Projetos apresentados no Melhores do RIP 2024
Gustavo Brito José Izidro –  6º ano – Agricultura Familiar em Teresópolis
Aylla Cardoso da Cunha – 7º ano – Terê Sustentável
Beatriz Lima Raposo de Amorim – 8º ano – BioSprouts – Se alimentar bem é pensar no futuro.
Iasmim Cherr Pacheco – 7º ano – Agro é Pop – Programa de Incentivo aos pequenos produtores
Danilo Coelho Machado – 9º ano – Selo de qualidade para produtos agrícolas
Mirella do Amaral Baddini – 9º ano – Onde os girassóis florescem
Brenno de Faria Castro – 8º ano – (o vencedor) – Semeando o futuro: desafios e inovações na agricultura de Teresópolis
David de Oliveira Emanuel – 8º ano – Campanha riquezas da terra: Inovações e cuidados com o solo

  • Estagiária


Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE