Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Testemunhas da esperança

As testemunhas do Cristo aguardavam seu momento kairológico. O instante que aprofundaria sua experiência enlaçada com aquele que realizou o pleroma escatológico, ao mesmo tempo que principiou e possibilitou o Reino de Deus. As atitudes de Jesus, sua vida, ressignificou os espaços existenciais e as esferas litúrgicas, a partir dele os homens e mulheres que buscassem a Deus em espírito e em verdade, o encontrariam nos mais diversos endereços. Não há um aprisionamento do sagrado, mas sim um renovo das esperanças de uma presença percebida e recepcionada a cada instante, nas trivialidades, na cotidianidade, nos detalhes. Testemunhas aqui, no texto original, é o termo que serve para designar e indicar as testemunhas do Ressuscitado. Portanto, há uma especificidade na terminologia, e, a mesma indica o que seria recorrente nos discursos apostólicos, tais como apresentado em Atos 2.32: “Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso” como também em Atos 4.33: “Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. ”
A orientação era clara e objetiva: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. ” (Atos 1:8) Os primeiros a serem reanimados, revitalizados, potencializados pelo Espírito, ouviram e seguirma a partir de então o chamamento: “…Mas olhem e vejam bem os campos: o que foi plantado já está maduro e pronto para a colheita. ” (João 4.35b) O Espírito consola, aconselha, acompanha, presencializa, potencializa e enche a testemunha, aqueles que portam a esperança ativa e que percebeu seu papel construtor da realidade de um reino que não se sabe o tempo e o espaço, pois será realizado em todo os aspectos espaço-temporais da existência humana. Não é um ali ou aqui, mas o Reino assumido dentro do coração é factível entre nós, a partir de nossas meta-realizações.
A esperança foi e segue animada pelo poder do Espírito Santo. As testemunhas viram na Ressurreição o virar de página para um nova trajetória existencial e espiritual. Transcendendo as expectativas humanas e fortalecendo a caminhada de uma igreja cheia de vitalidade e desafiada a cada dia mais a potencializar suas entranhas geradoras a partir do poder do Espírito.

Tiago Sant'Ana

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE