Lara Benevenuti *
Uma das épocas do ano mais queridas está chegando, uma data que aflora os sentimentos de solidariedade, carinho e amor. O Natal traz todo ano para as crianças em situação de vulnerabilidade social a tradição fazer pedidos de presentes por meio de cartas escritas de todo o coração, letrinhas sinceras que, muitas vezes, vêm acompanhadas de desenhos coloridos e feitos com muita dedicação e carinho para pedir ao bom velhinho um presente especial de Natal. Mas para o sonho sair do papel é necessário que pessoas queiram abraçar o desejo dos pequenos. É assim há 35 anos para os colaboradores dos Correios que todos os anos se comovem com as cartinhas das crianças que chegam em abundancia na empresa, dessa forma nasceu a campanha de solidariedade mais linda e querida do país: o “Papai Noel dos Correios”.
A ação ganhou força, se espalhou de forma significativa unindo a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel. Muitas pessoas ainda têm essa preocupação de querer ajudar as crianças carentes que precisam. Muita gente também optou por a opção online. Aproximadamente 17 mil cartinhas esse ano no estado do Rio e na agência central dos Correios, na Avenida Lucio Meira, na Várzea, a campanha está a topo valor. Foram recebidas cerca de 200 cartinhas com diversos tipos de pedidos, como bonecas, carrinhos, relógios e materiais escolares. Os presentes estão sendo recebidos na agencia e sendo direcionados para as crianças.
A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber. Mas para que toda essa realização continue acontecendo com sucesso, os Correios contam com a ajuda de diversos padrinhos e madrinhas que estão dispostos a incentivarem os sonhos infantis de Natal. Qualquer pessoa pode participar e tornar mais feliz essa data para os pequenos.
Cada cartinha é escrita com muita esperança e apresenta simplicidade no pedido, como é o caso de uma das cartas recebidas pelo Correio central em Teresópolis, a do pequeno Heitor, de apenas cinco anos, que pediu ao bom velhinho uma bola como presente de Natal. E ainda dá tempo de você transformar o Natal de uma criança neste ano adotando uma cartinha. O período de adoção de cartas está aberto e vai até o dia 13 de dezembro.
Como se tornar um padrinho ou madrinha
Para se tornar uma das pessoas que fazem a magia acontecer, você pode ir até a agência, escolher a cartinha que desejar adotar, em seguida é só informar seu nome completo e um telefone para contato para cadastro. O próximo passo é embrulhar o presente e colocar a etiqueta, e depois é só levar o presente até a agencia para que ele seja direcionado para a criança. Mas, nesse momento, os Correios de Teresópolis já não têm mais cartinhas físicas disponíveis para adoção, assim você ainda pode escolher a sua cartinha e presentear uma criança através da adoção online.
Como adotar uma cartinha online
Você tem a oportunidade de tornar o Natal mais feliz das crianças se cadastrando direto no site dos Correios (blognoel.correios.com.br), em seguida você deve acessar “adotar agora” e escolher a cartinha que deseja adotar. Em seguida será hora de preparar o presente embrulhando e colando a etiqueta. Para finalizar é só entregar o presente no ponto de coleta de sua preferência.
- Estagiária