Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Patrulha Maria da Penha de Teresópolis é líder em prisões

Unidades do 30º BPM já atenderam a mais de 12 mil mulheres e prenderam 124 autores de crimes contra elas

Luiz Bandeira

A Patrulha Maria da Penha de Teresópolis se destaca como a líder em prisões de agressores no estado do Rio de Janeiro, fruto do trabalho especializado e comprometido dos policiais militares do 30º BPM. Desde sua criação, em 2019, o programa tem como objetivo garantir a eficácia das medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha, oferecendo apoio contínuo às mulheres vítimas de violência doméstica. O Comandante do 30º Batalhão, Tenente-Coronel Ferreira, atribui o sucesso da Patrulha ao comprometimento de sua equipe. “É um trabalho notável. A Patrulha Maria da Penha de Teresópolis é pioneira nesse projeto, sendo um verdadeiro case de sucesso. A nossa estratégia é manter os mesmos policiais, garantindo a continuidade do trabalho com agentes altamente engajados e bem treinados, que se dedicam tanto ao aspecto social quanto à eficiência das operações”, afirma o Comandante, em entrevista à Diário TV.

Com mais de 120 prisões realizadas, a Patrulha Maria da Penha de Teresópolis se destaca como a unidade mais eficiente do estado no combate à violência doméstica. Foto: Divulgação 30º BPM

Com foco tanto na prevenção quanto em uma resposta rápida, a Patrulha realiza visitas periódicas às residências das mulheres que possuem medidas protetivas, monitorando a situação e garantindo que os agressores cumpram rigorosamente as ordens judiciais. Esse acompanhamento não se limita à fiscalização, mas também oferece orientação sobre os direitos das vítimas, encaminhamentos para serviços de assistência social e psicológica, e informações sobre os canais de denúncia.

Dedicação ao setor
A Sargento Gisele, com mais de 10 anos de experiência no 30º BPM, é uma das que integra a equipe da Patrulha Maria da Penha há bastante tempo. “A violência doméstica não afeta apenas a mulher, mas toda a família. Por isso, é fundamental que tenhamos um olhar diferenciado e acolhedor. Os policiais da Patrulha Maria da Penha são especializados e comprometidos, o que gera um forte senso de pertencimento e responsabilidade na execução desse serviço”, destaca a Sargento.

Para fazer denúncias ou pedidos de ajuda, os telefones são (21) 97659-8931 e (21) 99203-2952 e o e-mail é o pmprj_30bpm@pmerj.rj.gov.br Foto: Divulgação 30º BPM

Muitas ações
O programa tem demonstrado grande eficiência. Em Teresópolis, a Patrulha Maria da Penha já realizou 124 prisões de agressores e atendeu 12.254 mulheres em situação de violência, oferecendo suporte contínuo a 3.157 vítimas. O projeto fortalece a rede de proteção às mulheres, criando um ambiente de apoio integral, com foco na prevenção e na resposta rápida a incidentes de violência.

Bom para a sociedade
O Tenente-Coronel Ferreira ressalta a importância do apoio de toda a sociedade. “É crucial que outros setores também abracem essa causa. A Polícia Militar vai até onde for necessário, acompanhando as vítimas e garantindo que elas sejam acolhidas. Mas precisamos do engajamento de todos, para que a mulher seja atendida de forma ampla e eficaz, sendo acolhida por toda a sociedade”, afirma.

Patrulha Maria da Penha tem diferentes equipes, todas com policiais com anos de experiência nesse tipo de atendimento. Foto: Divulgação 30º BPM

Não tenha vergonha
Embora o modelo de atuação da PMP seja um exemplo de sucesso, muitos ainda enfrentam o medo e a vergonha de denunciar os agressores. A Sargento Gisele confirma essa realidade e enfatiza a importância do apoio às vítimas: “Muitas mulheres se sentem envergonhadas ou têm dúvidas sobre o que está acontecendo. Estamos sempre à disposição para orientá-las, até antes mesmo de registrarem um boletim de ocorrência. Podemos acompanhá-las até a delegacia, garantindo que se sintam seguras e amparadas”.

Desde sua criação, em 2019, o programa tem como objetivo garantir a eficácia das medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha

Destaque e contatos
Com mais de 120 prisões realizadas, a Patrulha Maria da Penha de Teresópolis se destaca como a unidade mais eficiente do estado no combate à violência doméstica. “É um grupo altamente especializado e dedicado a essa causa”, conclui o Tenente-Coronel Ferreira. Para fazer denúncias ou pedidos de ajuda, os telefones são (21) 97659-8931 e (21) 99203-2952 e o e-mail é o pmprj_30bpm@pmerj.rj.gov.br . Em caso de emergência, a vítima pode ligar diretamente para o 190. Também há um aplicativo que ajuda nas denúncias e apoio às vítimas de violência contra a mulher.


Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE