Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Castro afirma que “criminalizar a polícia é entregar a chave para a bandidagem”

Em reunião com governadores, ele reforçou a necessidade de autonomia dos estados e cobrou endurecimento de penas em debate sobre a PEC da Segurança

O governador Cláudio Castro participou, nesta terça-feira (10), da XVI Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília. No centro do debate foram discutidos três assuntos: a PEC da Segurança Pública, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária e saúde. Durante o encontro, Cláudio Castro criticou a narrativa de criminalização de policiais e destacou a necessidade de se debater a proposta apresentada pelo Governo Federal. Também reforçou a necessidade de mudanças na legislação e relatou preocupações com relação aos conflitos de competência entre Estado e União.

“É preciso destacar que estamos vivendo um momento de criminalização das polícias, que atuam para proteger a população. Mas começar a criminalizar a polícia é entregar a chave para a bandidagem, enquanto temos uma legislação que é convidativa à criminalidade. É quase impossível fazer segurança pública com a legislação que temos hoje. Me preocupa que, com a PEC da Segurança, tenhamos que lidar com situações onde possam ocorrer conflitos de competência. Então, é necessário debatermos para que os ajustes sejam feitos”, pontuou Cláudio Castro.

Para o governador, no que se refere à segurança pública, embora as situações tenham caráter regional e estadual, a lei é confeccionada por quem não vive o dia a dia. A reunião contou com a participação do ministro Ricardo Lewandowski, que reforçou que a PEC é uma proposta de Estado, e não de governo, e que esta é apenas uma primeira minuta para discutir segurança pública. Lewandowski destacou ainda que, independente de partido, todos os governantes, incluindo governadores, prefeitos e o Governo Federal, estão juntos no combate à criminalidade.

Novas medidas para combater o crime
O governador do Rio de Janeiro, que vem defendendo uma mudança na legislação penal em relação ao enquadramento de organização criminosa, reforçou a necessidade da criação de medidas para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado. Cláudio Castro pontuou ainda as alterações das regras de reincidência, com relação à audiência de custódia, para acabar com a concessão da liberdade provisória para criminosos presos, por mais de uma vez, no período de dois anos.

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

TUDO AQUI: Central de Atendimento ao Interior tem inauguração prevista para o dia 30 de julho

Teresópolis 134 anos: Comunidade católica celebra missa pelo Aniversário da Cidade

Hugo Leal destina R$ 2 milhões para centros de atendimento a crianças neuroatípicas em Teresópolis

Show de Olívia Maria embala a noite gelada de aniversário de Teresópolis

Teresópolis homenageia 89 pessoas em sessão solene pelos 134 anos do município

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE