Maria Eduarda Maia
Deixando marcas de amor e carinho por onde passa e criando lembranças que ficarão eternizadas por meio das fotografias, Claudio Roldan de Mesquita é gaúcho de Porto Alegre, mas mora em Teresópolis desde 1958, sendo uma figura muito conhecida e prestigiada no município. Atuando de maneira ininterrupta desde 1969, Claudio conquista não só as crianças, mas sim todos que um dia já quiseram ter seus pedidos realizados pelo bom velhinho. Em 2007, ele recebeu o Rank Brasil pelo recorde brasileiro de “Papai Noel com Mais Tempo de Atividade” e agora está a poucos passos de receber o título de mais antigo do mundo. “A minha atividade é brasileira, sendo o mais antigo do Brasil registrado no livro de recordes. Sobre o Guinness Book, eu tenho que esperar o tempo do falecido, que deve ser em um, dois ou três anos. A papelada já está na Inglaterra. Isso para mim já é um calor que ganho com todo o coração. Se Deus quiser, eu vou chegar lá”, disse Claudio, em entrevista à Diário TV.
Com vestes vermelhas e barba branca, levando alegria para todos, o gaúcho expôs sua motivação para estar 56 anos em atividade, expressando paixão pelo o que faz. “Isso está no meu coração e na minha memória. O meu pensamento é enorme sobre esse assunto. Adoro ser o Papai Noel. É maravilhoso só em ver as crianças me abraçarem, me beijarem e me pedirem as coisas. Não só as crianças, os pais também são maravilhosos”, conta.
Família Noel
Em sua família, não é só Cláudio que se dedica ao clima natalino. Sua esposa, Clemilce Hermida de Mesquita, também incorpora a magia do Natal com seu figurino de Mamãe Noel. “Eles me ajudam muito. A minha esposa, há uns anos, passou a ser Mamãe Noel. É maravilhoso”, declara o Papai Noel Gaúcho. Com seus netos tendo como avô o bom velhinho, a diversão e a felicidade no final de ano em casa são garantidas. “Meus netos chegam e ficam maravilhados. É uma alegria muito grande. A farra é enorme e a casa fica uma bagunça. Graças a Deus todos ganham presentes e ficam me agradecendo. Eu me sinto como se fosse o pai deles”, declara Cláudio Roldan.
Histórias marcantes
Por ter vasta experiência atuando como Papai Noel, não faltam histórias para serem contadas pelo gaúcho. Claúdio relatou para a reportagem do Diário TV uma situação que ficará para sempre guardada em sua memória, sendo considerada um dos momentos mais marcantes de sua trajetória. “Eu estava no shopping e chegou uma moça, que ficou me olhando por duas horas, então a chamei e perguntei o porquê de estar me olhando e não vir falar comigo, dizendo que queria tirar uma fotografia comigo. Falei para ela sentar do meu lado para tirar a foto, mas ela disse que voltaria no dia seguinte. No outro dia, ela foi com um vestido longo, branco e cheio de flores, tirou a fotografia e depois começou a chorar. Fiquei nervoso com a situação e perguntei por que ela estava chorando. Ela disse: ‘Papai Noel, eu quero um favor teu: cura a minha mãe’. No outro dia, ela foi buscar a foto e nunca mais eu a vi. Fiquei muito triste com a situação, mas Deus sabe o que faz”, pontuou.
“Mensagem do Papai Noel”
Após anos recepcionando crianças e adultos em shoppings, lojas e até mesmo em lanchonetes, o tradicional Papai Noel de Teresópolis não consegue mais ficar nesses espaços por muito tempo, lançando o projeto “Mensagem do Papai Noel” para ficar ativo, conseguir alcançar o recorde mundial e entrar na seleta lista de recordistas do Guinness Book. Até este sábado, dia 14, é possível contribuir com o projeto sem nenhuma recompensa, mas caso queira receber algo do bom velhinho, o mesmo grava áudios e vídeos personalizados, além de enviar fotos autografadas, de acordo com o valor desejado.
Além de alegrar o Natal de inúmeras pessoas, o Papai Noel Gaúcho também leva todo seu amor e carinho em forma de cestas básicas para ajudar, não só durante o período natalino, aqueles que mais necessitam. Para quem quiser apoiar essa importante causa social, só entrar em contato pelo Instagram @papai_noel_existe.
Mensagem de Natal
Para finalizar a entrevista, Claudio, como Papai Noel, declarou um recado de Natal para todos: “Eu desejo a todos um feliz Natal com muita paz, honra e gratidão, não só das crianças, mas também dos pais. A felicidade do Papai Noel é muito alegre perante todas as pessoas que estão em frente dele. Feliz Natal”, conclui o bom velhinho com mais tempo de atividade.
DIÁRIO MULTIMIDIA – Direitos autorais. Não é autorizada a reprodução de fotos e texto do site www.netdiario.com.br