Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cachoeiras e poços na Serra dos Órgãos: beleza, aventura e responsabilidade

Ambientes oferecem refresco em dias quentes e uma experiência única de imersão no ambiente natural

Julianna Rocha

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) é um dos destinos mais procurados por quem busca conexão com a natureza. Localizado entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim, o parque é famoso por suas trilhas, cachoeiras e poços de águas cristalinas. Contudo, para aproveitar essas belezas, é fundamental estar atento à segurança e à preservação do meio ambiente. A Serra dos Órgãos abriga uma rica biodiversidade e paisagens deslumbrantes, atraindo visitantes em busca de aventuras ou momentos de paz em meio à natureza. Entre os destaques estão as cachoeiras e os poços, que oferecem refresco em dias quentes e uma experiência única de imersão no ambiente natural.
Veja uma lista com 10 dicas de cachoeiras e poços do Parque Nacional da Serra dos Órgãos: – Piscinas Naturais (ao longo das trilhas da parte baixa); – Poço do Castelo (Teresópolis); – Poço Dois Irmãos (Teresópolis); – Cachoeira Véu da Noiva (Petrópolis); – Cachoeira das Andorinhas (Petrópolis); – Poço Verde (Guapimirim); – Cachoeira da Barreira (Guapimirim); – Cachoeira do Garrafão (Guapimirim); – Poço da Ducha (Petrópolis); – Cachoeira Véu da Noiva (Petrópolis).

Sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem muitas opções de banho. Foto: Teresópolis Convention

Segurança nas quedas d’água
Durante as chuvas, o volume e a força das águas podem aumentar rapidamente, causando trombas d’água, fenômeno perigoso que ocorre sem aviso prévio. Maicon Rocha, da agência Ser Aventureiro Trekking, associada ao Convention, da algumas dicas: “Confira a previsão do tempo, Evite visitar cachoeiras em dias de alerta para chuvas intensas. Observe o ambiente; Qualquer alteração no fluxo da água ou nuvens se formando rapidamente é motivo para sair da área. Escolha locais supervisionados; Cachoeiras dentro de parques estruturados, como o PARNASO, contam com placas informativas e monitoramento. Evite áreas isoladas; Trilhas mais afastadas podem dificultar resgates em caso de emergência”.
Quando se está na montanha, o céu pode mudar tão rápido quanto a correnteza de uma cachoeira; ao explorar trilhas e praticar ecoturismo, é preciso desfrutar da natureza com respeito e atenção à segurança, especialmente em épocas de chuvas, contar com um guia especializado ajuda bastante no planejamento da sua aventura.

Duas das bonitas quedas na Estrada do Garrafão, área de amortecimento do Parque Nacional. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Preservação do meio ambiente
O PARNASO é um patrimônio natural que exige o cuidado de todos. Os visitantes devem: – Levar sacolas para recolher seu lixo; – Não usar produtos químicos, como sabonetes, nas águas; – Respeitar a fauna e a flora, evitando retirar ou danificar qualquer elemento natural.

Cachoeiras e consciência caminham juntas
Explorar as cachoeiras e poços é uma experiência única, mas que depende da responsabilidade coletiva para que as futuras gerações também possam desfrutar dessa riqueza natural. O Teresópolis Convention incentiva o Turismo CONSCIENTE E RESPONSÁVEL em áreas naturais!

A piscina do Parque Nacional é uma das mais procuradas no período de verão. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Edição 18/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Projeto Lacre Solidário bate recorde de doações em Teresópolis

Principal acesso de Teresópolis também foi abandonado pela “gestão”

Homem é flagrado furtando carne em supermercado em Teresópolis

Embriagada, motorista dá soco em PM em Teresópolis

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será na próxima quinta-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE