Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lançamento do segundo volume do livro “1922, As Eleições em Teresópolis”

Apesar da chuva, bom público prestigiou Wanderley Peres sábado passado, na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Exposição e lançamento de livro

  • Apesar da chuva, bom público prestigiou Wanderley Peres sábado passado, na Casa de Cultura Adolpho Bloch
  • Nesta sexta-feira, 20, às 15h, tem relançamento em tarde de autógrafos no auditório do jornal O DIÁRIO

Da Redação

O sábado passado foi de tempo bom durante a manhã e uma renitente chuva forte à tarde, condição que não impediu um bom público de comparecer ao lançamento do segundo volume do livro “1922, As Eleições em Teresópolis”, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. As agradáveis conversas políticas nos corredores, onde uma exposição de jornais antigos com os resultados das eleições, e de itens museais raros, como os santinhos dos candidatos da primeira metade do século passado, divertiram os convidados, enquanto aguardavam o autógrafo e cumprimento do autor, muito paparicado pela extenuante pesquisa revelada.

Entre os que compareceram ao lançamento do livro, estavam os vereadores reeleitos Luciano Santos, Fidel Faria, Bruninho Almeida, Fabinho Filé e Dr. Amorim, e ainda Márcia Valentim e Teco Despachante e os vereadores eleitos Cacau Repórter e os primeiros suplentes Sérgio Mauro e Anderson Santos; os ex-prefeitos Sandro Dias, Paulinho Nascimento e Roberto Petto, o radialista Ayrton Rebello e o secretário de Cultura Ricardo Guarilha, o ex-deputado Luiz Ribeiro, ex-prefeita e vice-prefeita eleita Afaf Ribeiro, o ex-deputado estadual Salomão, desembargador Dr. Mouzinho e a filha Iensuny com Francisco, Alex Castellar, Waldair Queiróz e José Luiz e Regina Furtado. Da Academia Teresopolitana de Letras, companheiros do acadêmico Wanderley, ocupante da Cadeira 31, prestigiaram o lançamento Moema Tavares, Gustavo Lucena, Claudia Coelho, Mariana Moreira e o presidente Delmo Ferreira. E entre tantos outros, ainda, Hilna Gallo, Claudinho Barbosa, Ayrtinho Rebello, Henrique Carregal, José Pereira e Iza, João Batista Lopes, Nina Benedito e Marco Aurélio, Roberto Selig, Arthur Esteves, Márcia Chiapeta, Cleyton Valentim, Francisco e Iensuny, Jana Mendes e Helvio Peclat, Augusto Damas, José Maria Peres, Vinícius Motta, Paulo Roberto da Silva, Elza Helena e Jairzinho, Gustavo Pinheiro, Denise Lobato, José Carlos Faria, Darcy Dias, Isadora Jaron, Afonso Batista, Marcio Ferreira, Arnaldo Almeida e Cláudia, Gilson Barbosa…

Primeiro a chegar na Casa, ainda antes do horário marcado, o vereador reeleito Fabinho Filé foi também o primeiro entrevistado pela Diário TV. “É fundamental esse livro que o Wanderley nos deu, porque ele traz a história das eleições, e cada uma delas foi de um jeito, e por isso é tão bom saber sobre como essas eleições aconteceram. Conhecendo mais os políticos vamos entender mais da política, e isso é importante”, disse, arrematando outro vereador, que chegou ainda antes da chuva, Luciano Santos: “Conheci a história de Teresópolis com o professor Wanderley. E quando ele fala dos políticos, deixa um legado de informações muito relevantes, por isso a classe política deve se sentir homenageada com o trabalho, algo grandioso e merecedor dos nossos parabéns”.

MÁRCIA VALENTIM
Vereadora reeleita

“O livro do Wanderley é importante para quem está nele, mas ainda mais relevante para a democracia e a história do município, porque revela a autoria das decisões que foram tomadas e que mudaram a vida da gente numa boa direção ou não, então ele é educativo e também uma leitura cidadã. Mais uma vez, é um grande presente para a memória municipal”.
Márcia Valentim, vereadora reeleita

DR. RAIMUNDO AMORIM
Vereador reeleito

“Conhecer o passado para entender o presente, essa é a máxima do livro. E folheando essas páginas tão preciosas, vi meu início na carreira política retratado pelo Wanderley, e me lembrei de quando comecei nessa vida, levado pelo amigo Paulinho Nascimento. O trabalho é interessante demais, e só engrandece a história da nossa cidade, parabéns ao autor”.

AYRTON REBELLO
Radialista

“O livro guarda a memória da cidade, e preserva a sua história, por isso o trabalho do Wanderley é tão importante para as pessoas, que poderão entender como a cidade se desenvolveu. E como retrata as eleições, o livro também ensina porque as eleições eram diferentes antes, e o Wanderley conta isso muito bem. Além das reminiscências, que são muito ricas, o livro tem ainda um bom conteúdo para aprendizado, por isso tão importante para a nossa história”.

ROBERTO PETTO
Ex-prefeito

“O Wanderley não me surpreende quando nos dá de presente um trabalho como esse, porque todos conhecemos o seu valor e o seu conhecimento como pesquisador da história da cidade. O livro é um retrato fiel da história do município porque fala da sua política, retratando assim os diversos períodos do desenvolvimento local. As pessoas vão conhecer sobre os bastidores, e como funcionava a política antigamente, e nos últimos anos, então o livro serve também para o amadurecimento dos políticos e do eleitor”.

PAULINHO NASCIMENTO
Ex-vereador e deputado

“Antes de falar sobre o livro é necessário afirmar que Teresópolis deve muito a esse nosso historiador. Se temos a história de Teresópolis tão bem guardada, agradecemos ao Wanderley, que tem pesquisado muito e produzido tão belas obras. Tivemos o João Oscar, Amadeu Lagisnestra, Osiris Rahal e outros, mas esse historiador atual do nosso tempo atual e antigo precisa durar mais uns duzentos anos para continuar pesquisando e contando essas histórias que só ele descobre não sei como, e muitas delas já estariam esquecidas não fosse a sua dedicação. Sobre o livro, não é preciso falar nada, porque é um presente que o Wanderley deu de Natal para todos nós”.

WALDAIR QUEIRÓZ
Jornalista

“Wanderley é um operário que se fez grande jornalista. Um grande empresário, bom amigo e chefe de família, e um excelente pesquisador da história local. Me sinto feliz em ver esse livro porque é uma obra muito importante para a cidade, e feito com grande critério porque esse memorialista sabe tudo da história de Teresópolis, porque é também um estudioso da cidade, entendendo bem, também, como ela funciona, por isso suas opiniões sobre as coisas são tão importantes, especialmente para os políticos. O povo quer saber da sua história, e Teresópolis tem muitas histórias que precisam ser conhecidas por mais gente, daí esse livro será uma contribuição importante”.

DRA. AFAF RIBEIRO
Vice-prefeita eleita

“A história da política e como ela funciona contada num livro contribui muito para o crescimento intelectual da cidade. Quem lê sobre as suas origens entende melhor o tempo atual e gosta mais de si mesmo, e assim fica pertencendo mais à cidade”.

DR. LUIZ RIBEIRO
Ex-deputado

“Entrei na política sem saber o que era, e fui eleito o vereador mais votado duas vezes, antes de ser deputado estadual e federal. Por isso acho fundamental quem gosta da cidade buscar entender a política e esse livro do Wanderley é um bom manual para esse aprendizado, especialmente quando valoriza aqueles que desempenharam bem o seu papel. As pessoas precisam participar mais, e para participar é preciso entender, e o livro ajuda muito nisso também, porque o seu autor é uma pessoa preocupada com o funcionamento das coisas, como todo bom jornalista”.

SALOMÃO
Ex-deputado

“Estava ansioso pelo segundo volume. O primeiro volume, que trata das eleições mais antigas e eu não estava nelas, já li com atenção e elogiei muito o trabalho. O Wanderley é um pesquisador que busca com profundidade os temas e faz uma interpretação muito fiel aos fatos históricos. Mas, além do registro da história, que é o grande presente do autor à memória municipal, o livro como foi feito rende homenagem àqueles que participaram da política, por isso o nosso agradecimento ao Wanderley pela obra”.

SANDRO DIAS
Ex-prefeito

“Temos a fama de ser uma país sem memória. Mas, em Teresópolis, temos o Wanderley Peres, que relembra a gente de coisas que já estávamos esquecendo. Conhecer o passado ajuda a gente entender o tempo presente, e guardar essas histórias num livro, que conta tanto sobre o nosso povo, é um trabalho que merece reconhecimento”.

DR. JOAQUIM MOUZINHO
Ex-juiz e desembargador

“Para Teresópolis, um livro como esse é uma dádiva, porque são poucas as pessoas que se preocupam com a história, e a nossa cidade precisa de mais bairrismo, de mais amor às suas coisas e os seus valores. O livro traz ao conhecimento do público como se desenvolveu a cidade e quem são os seus personagens, as suas riquezas e as origens, então essa bonita história conhecida de mais gente vai fazer mais gente gostar do lugar em que se passa essa história.

DRA. IENSUNY
Advogada

“É importante o resgate da história e isso o livro do Wanderley faz muito bem, relatando os fatos, conduzindo o leitor para que ele entenda o passado e assim tenha condições de projetar o futuro”.

ALEX CASTELLAR
Assessor político

“Parabéns ao Wanderley Peres pelo livro das eleições que se completa com a publicação deste precioso segundo volume. É uma contribuição muito grande para a cidade esse trabalho de pesquisa que vem para esclarecer as pessoas, e ainda para guardar as informações que estavam sendo esquecidas e, ainda, especialmente, aquelas que foram descobertas em bom tempo para que mais pessoas saibam delas. A gente só sabe para onde vai quando reconhece de onde veio, então o livro do Wanderley é um grande presente para a cidade”.

RICARDO GUARILHA
Secretário de Cultura

“O Wanderley, além de ser um brilhante jornalista, é um historiador exemplar. Tive a honra de trabalhar com ele e perceber a sua paixão pela memória da cidade. É um pesquisador dedicado e detalhista, então a gente pode acreditar na sua pesquisa, porque é feita com seriedade. Os livros do Wanderley são um documento para a memória da cidade, por isso devem ser lidos, afinal é entendendo a história que conseguimos valorizar o nosso presente”.

JOSÉ LUIZ LIPPI
Sobrado Lippi
“Democracia é isso. Tem as eleições e alguém ganha, que é sempre o melhor porque é quem o povo quis, e esse melhor vai ser trocado por outro melhor depois. Então, um livro contando sobre a política se torna muito relevante, porque amadurece o entendimento sobre as pessoas”

REGINA FURTADO
Professora

“A política é sólida mas se modifica, e tem caminhos diferentes, por isso tudo muda; e ela também fica diferente nos jeitos e formas, e vícios que contém. E, agora, a mídia, e internet, isso vai afetar muito na decisão das pessoas, quem sabe fazendo o cidadão tomar posse do que é seu, o território em que vive. Não escondo, sou otimista com os políticos”.

OS NETOS DO AUTOR

Acompanhados dos filhos Raphael, Wanderley Junior e Raphael, e da avó Linea, os netos do autor também quiseram dar depoimento à reportagem. “Meu avô está sempre falando para a gente das coisas da cidade e ter um avô escritor é uma coisa incrível, porque ele faz a gente amar a leitura”, descreveu o Wanderley a Ana Júlia, de 12. “Ele sempre gostou de política. Não sei se já foi prefeito, mas escreveu muitos livros”, emendou o Pedro, de 7. “É um bom escritor de livros, um avô muito legal, que gosta da gente e da cidade”, completou o Samuel, 5.

Edição 18/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Principal acesso de Teresópolis também foi abandonado pela “gestão”

Homem é flagrado furtando carne em supermercado em Teresópolis

Embriagada, motorista dá soco em PM em Teresópolis

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será na próxima quinta-feira

Últimos dias para degustar os pratos especiais do Festival Quebra Nozes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE