O ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino ganhará o reforço de quase cinco mil professores que completaram a migração de jornada, mudando a carga horária de 18 horas para 30 horas semanais. Ao todo, 4.904 profissionais já foram aprovados no processo seletivo interno, incluindo os 48 docentes que tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial de sexta-feira (20/12).
— A ampliação da carga horária dos nossos professores vai ao encontro das nossas ações para qualificar a educação e, com isso, termos mais professores em sala de aula e um ensino forte. Além disso, promover os nossos agentes públicos também é uma das premissas do nosso governo — afirmou o governador Cláudio Castro.
Este processo de migração é um pedido antigo da categoria, que está sendo implantado a partir deste ano, reforçando a rede. Vale ressaltar também que, para reduzir o déficit de professores, todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas foram convocados e nomeados (concurso 2013 e 2014). E além do número de vagas oferecidas, já foram nomeados 2.600 professores, entre 2022 e 2024, todos do cadastro reserva.
— Estamos mostrando, com esse processo, que o compromisso sério gera resultados para os nossos servidores e, também, para os alunos. Estamos empenhados em proporcionar as melhores condições de trabalho aos professores, reconhecendo a importância fundamental que eles têm na formação dos estudantes — enfatizou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Os candidatos aprovados são orientados a se dirigirem à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Regional de sua lotação, no dia e horário fixados no Diário Oficial, para fazerem a escolha das vagas com os horários das aulas. Os rendimentos destes profissionais serão atualizados de acordo com a tabela de vencimentos do Professor Docente I – 30h, assim que a folha de pagamento processar a alteração de jornada, o que deve ocorrer no pagamento seguinte à migração. A mudança de regime será aplicada em todas as áreas da carreira do docente, incluindo benefícios que serão levados para a aposentadoria, com remuneração proporcional à nova jornada.
— Graças à dedicação, seriedade e zelo das equipes da sede e regionais, alcançamos mais de 98% das cinco mil migrações. Mas o trabalho não acabou. Assim que reiniciar o ano letivo, atingiremos 100% das migrações — declarou o superintendente de Gestão de Pessoas, André Nogueira.