Um dos maiores problemas e perigos do trânsito são os motoqueiros e motoristas que usam as ruas e avenidas como pistas de corrida ou para demonstração de “habilidades”, situações que, na verdade, são consideradas crimes. E, não bastassem os riscos impostos a terceiros, esses baderneiros ainda costumam utilizar veículos sem placa – outro crime. Para piorar, nos últimos anos essa prática marginal foi ampliada durante as festas de fim de ano com os chamados “rolezinhos”, que em 2024 estão na mira das autoridades. Iniciando a fiscalização contra esses infratores, na madrugada desta terça-feira (24), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal aprenderam três motocicletas e um veículo utilizados em bandalhas na Várzea. Em situação irregular, eles foram colocados no reboque da secretaria municipal de Segurança Pública e levados para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos.
Os condutores, autuados pelas infrações e crimes cometidos. Serão realizadas novas ações na Véspera e no dia de Natal, datas onde bandos têm marcado através das redes sociais encontros para “desfilar” com motos sem placa e cometer crimes de trânsito, colocando em risco quem não tem nada a ver com a falta de respeito ao próximo.
Nossa reportagem conversou com representante da GCM, que durante todo o ano tem realizado ações de trânsito tendo como foco retirar veículos em situação irregular de circulação. “A Guarda Civil Municipal trabalha de forma preventiva autuando em último caso e nós estamos procurando levar segurança ao trânsito da nossa cidade, tendo em vista que tem motociclistas que insistem ainda em andar de forma inadequada, com o cano de descarga livre, porém nós sabemos que isso é uma das infrações do nosso Código de Trânsito Brasileiro e a Guarda está aí para poder coibir e orientar também, porque isso serve como forma de orientação para estes motociclistas”, relatou o Agente Machado, da equipe ROMU Bravo.
Ainda segundo o representante da GCM, tal reunião de motoqueiros pode ocorrer, desde que respeitadas as normas de trânsito. “A Secretaria Municipal de Segurança através da Guarda Civil Municipal, juntamente com o 30º Batalhão de Polícia Militar vai intensificar a fiscalização para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Nós não vamos proibir o ‘rolezinho’, o problema é a forma como ele tem sido conduzido, a baderna que é causada e que causa um grande desconforto à população de Teresópolis”, pontua.
Motos sem placa ou com escapamento aberto, além de documentação irregular, têm sido recolhidas pela PM e GCM. Foto: Plantão O Diário