Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Filas gigantes e confusão no recadastramento do Cartão RioCard Especial

Exigido e realizado pela prefeitura, procedimento teve poucas senhas e falta de informação

Quem passou pelas proximidades do Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto, o CES Várzea, se deparou com grandes filas nos últimos dias. O motivo: o recadastramento obrigatório das pessoas portadoras do cartão especial que garante a gratuidade no transporte público do município, o Riocard, exigido pela prefeitura de Teresópolis, através da secretaria de Saúde. O atendimento começou no início de dezembro, mas, segundo beneficiários, diariamente o número de senhas distribuído foi insuficiente, além de não terem sido esclarecidas informações sobre a documentação. “Foram só 100 senhas por dia, mas parece que às vezes até menos. Sexta-feira eu cheguei cedo aqui, por volta das 6h, e já não tinha mais como ser atendido. Hoje cheguei cedo e novamente uma fila gigante. A prefeitura não informa nada corretamente e exige laudos que já temos”, pontuou ao Diário um aposentado, indignado porque teria que madrugar novamente para tentar não perder a gratuidade no transporte coletivo.
No início de dezembro, a PMT informou que o atendimento seria realizado “às quartas-feiras, de 8h às 12h, e nas quintas e sextas-feiras em dois turnos, das 8h às 12h e 13h às 17h”. Porém, desde então vem ocorrendo reclamações sobre o esquema montado para receber os beneficiários, que tecnicamente só têm até esta sexta, dia 27, para cumprir as exigências. Extraoficialmente, há informação que o prazo será prorrogado até janeiro – o que não confirmado pela prefeitura até o fechamento desta edição.

Documentação
Os documentos necessários para realizar o recadastramento são os seguintes: cartão Riocard Mais Passe Especial; identificação original com foto (RG ou CNH); CPF; comprovante de residência original atual; laudo médico original e cópia com no mínimo seis meses de emissão; e espelho do CadÚnico. Em caso de menores de idade, será aceita a certidão de nascimento original. “O recadastramento é um procedimento obrigatório para atualização cadastral e garantir a correta concessão do benefício”, informa a gestão Claussen.

SERVIÇO
Recadastramento do cartão especial
Data: Até 27 de dezembro de 2024, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Documentos necessários: Cartão RioCard Especial; Documento oficial com foto (No caso de menor de idade será aceita a certidão de nascimento original); CPF; Comprovante de residência atual e original com, no mínimo, seis meses de emissão; Laudo médico original e cópia, com no mínimo 06 meses de emissão, contendo: CID, tratamento necessário e periodicidade de tratamento; Espelho do CadÚnico. (Caso não possua, comparecer ao CRAS referência do bairro de domicílio para emissão.

Edição 11/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende suspeitos de assassinar dois homens em Teresópolis

Câmara diz que vai trabalhar para derrubar liminar que libera cobrança de sacolas

DOIS ANOS TRANCADA EM CASA: Polícia Civil prende homem que mantinha mulher e criança em cárcere privado em Teresópolis

Escola Governador Portella será entregue no dia 16

Servidores municipais são vítimas de golpistas que se passam por advogados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE