Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuva: Nove pessoas estão desalojadas em Teresópolis

Município registrou 15 deslizamentos e ainda há alto risco de escorregamentos de terra

Mapeamento realizado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) mostra que, em todo o estado do Rio, nove municípios estão com risco hidrológico alto, o quarto degrau em uma escala de cinco níveis. São quatro cidades do noroeste – Aperibé, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e São Fidelis -, três na região serrana – Cantagalo, São Sebastião do Alto e Teresópolis -, Campos dos Goytacazes, no norte, e Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana. Segundo a Defesa Civil, o risco hidrológico alto corresponde a eventos como altura da lâmina d’água nas vias superior a 0,15 metro; pontos isolados de alagamentos; pequenos bolsões d’água e baixa possibilidade de elevação dos níveis dos rios.

Cachoeiras de Macacu e Teresópolis figuram também como risco alto de deslizamentos, o que significa a chance de “deslizamentos nos setores mais críticos do município, geralmente afetando vários taludes de corte ou naturais, em solo e rocha”, segundo o órgão de monitoramento. Para esse grau de risco, a Defesa Civil orienta as pessoas a “manter um membro da família vigilante a qualquer movimentação no terreno” e “caso a moradia esteja localizada em área de risco, deve-se buscar abrigo na casa de amigo/parente que não esteja localizada em área de risco ou abrigar-se no ponto de apoio da Defesa Civil municipal mais próximo”.

Segundo a prefeitura de Teresópolis, por causa dos temporais a cidade teve 18 ocorrências mapeadas no domingo (29), sendo 15 de deslizamento de terra, uma árvore com risco de queda, dezenas de alagamentos de rua e um afundamento de via. Nove pessoas estão desalojadas, sendo cinco adultos e quatro menores de idade. A região onde mais choveu foi no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que registrou índice pluviométrico de 100,4 milímetros, o que representa 100 litros de água caindo em um metro quadrado em 24 horas. O estágio de monitoramento na cidade é de alerta. O governo estadual informou que mantém monitoramento e equipes de prontidão 24 horas por dia. Por causa dos temporais, equipes chegaram a ser mobilizadas nos municípios de Cordeiro e Cantagalo, na Região Serrana, no sábado (28). No entanto, não houve registro de ocorrências graves e vítimas.

Edição 21/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Escola Hermínia Josetti terá atividades suspensas a partir de dezembro

Sítio Kekanekadan fortalece turismo rural em Teresópolis

Festival BBQ Le Canton neste sábado com show cover do Charlie Brown

Águas da Imperatriz diz que ‘avisou sobre obras na Ermitage’

‘Onda Verde’ vai promover atividades físicas, saúde e bem-estar em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE