Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Multivacinação começa na segunda-feira

Imunização para crianças e adolescentes. Vacina contra o Sarampo também será aplicada nas unidades de saúde

Começa na próxima segunda-feira, 05,  a Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O principal objetivo é a revisão e atualização das cadernetas de vacinação. A campanha estadual de intensificação contra o Sarampo também será realizada na mesma data para um público que vai dos seis meses a 59 anos, com inclusão da vacinação indiscriminada na faixa etária de 20 a 49 anos. A Secretaria Municipal da Saúde de Teresópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, já está se preparando para a campanha que vai até 30 de outubro e terá o “Dia D” em 17 de outubro para os responsáveis que não puderam levar suas crianças durante a semana. Lembrando que todos deverão comparecer às unidades de saúde usando máscaras de proteção e seguindo os protocolos sanitários para minimizar os riscos relacionados à Covid-19. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, com destaque para a vacina contra Poliomielite, que será aplicada como reforço para crianças menores de cinco anos, mesmo que estejam com a carteirinha em dia.
PÓLIO – Contra a Poliomielite serão aplicadas a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa gotinha, e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), dependendo da faixa etária. A vacina contra a poliomielite protege contra a paralisia infantil e no município de Teresópolis o público alvo corresponde a 4.410 crianças e a meta da Campanha é vacinar 95% desse público.  Desde a década 90, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio.
MULTIVACINAÇÃO – As vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação da criança são: BCG, Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana DTP (difteria/tétano e coqueluche), Meningocócica C e Varicela.
As vacinas para os adolescentes são: Hepatite B, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), HPV, dt (difteria/tétano) e Febre Amarela.
SARAMPO – Contra o Sarampo, poderão ser vacinados todos na faixa etária entre 6 meses a 59 anos de idade. O objetivo da campanha é a redução do risco de disseminação e adoecimento pelo Sarampo, Caxumba e Rubéola. A população na faixa etária de 6 meses a 19 anos deverá ter o comprovante de duas doses da vacina contra o sarampo. As pessoas entre 20 a 49 anos serão vacinadas de forma indiscriminada, ou seja, independente de doses anteriores, bastando apenas procurar o posto de saúde mais próximo. O público de 50 a 59 anos deverá ter o comprovante de uma dose da vacina contra o sarampo, caso contrário deverá ter seu esquema de vacinação atualizado.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 15/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Acusado de golpes contra idosos em Teresópolis se apresentou como pastor

Nova rua na Várzea em fase final de obras

Feira da Serra neste final de semana no Sítio Tangará, em Teresópolis

Prefeitura assina acordo de cooperação com a Estácio para o restauro da Casa da Memória

PM apreende nove quilos de drogas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE