A exposição “Biografemas”, que vem encantando o público desde outubro, entra em sua última semana no Sesc Teresópolis. Até o dia 18 de janeiro, os visitantes poderão vivenciar experiências que conectam o público com diferentes narrativas da fotografia contemporânea brasileira. Com curadoria de Amanda Leite e Raquel Gandra, a mostra reúne 12 artistas de todo o Brasil, trazendo uma rica diversidade de olhares e histórias. A exposição oferece uma oportunidade única de explorar a singularidade de cada artista por meio de temas e pesquisas que abordam questões como memória, corpo, gênero, violência doméstica, maternidade, infância, atravessamento intergeracional, território e identidade.
De acordo com Raquel Gandra, “cada obra se torna um convite para refletir sobre nossa própria vivência e a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo ao nosso redor”. A mostra propõe um mergulho nas camadas mais profundas da memória e da arte, convidando à reflexão sobre como as histórias pessoais se entrelaçam com o coletivo, ressignificando a própria ideia de biografia. Como explica Amanda Leite: “O biografema vai além da biografia; ele é o detalhe, a memória que se transforma na arte”.
Produção e Artistas
Os modos de produção são bastante diversos, abrangendo desde a fotografia clássica, passando por intervenções manuais nas impressões fotográficas e técnicas de artesanais como a cianotipia. As obras que compõem a exposição são de autoria dos artistas: Amanda Leite, Anna Ortega, Gal Cipreste & Masina Ribeiro, Mitsy Queiroz, Miguel Chikaoka, Li Vasc, Luiza Kons, Julia Baumfeld, Felipe Camilo, Malu Teodoro e Raquel Gandra. Inspirada no conceito criado por Roland Barthes, “Biografemas” explora como pequenos detalhes da vida, fragmentos muitas vezes despercebidos, podem ganhar novos significados quando interpretados artisticamente. A exposição também contou com diversas oficinas, coordenadas pelos artistas participantes, oferecendo ao público a oportunidade de interagir e se aproximar de temas universais de forma sensível e única.
Oficina “Entre Nós: Abordagens de Si e do Outro”
Para fechar com chave de ouro a temporada deste projeto, no dia 18 de janeiro, das 14h às 18h, ocorrerá a oficina “Entre Nós”, conduzida pela artista e idealizadora do projeto, Raquel Gandra. Neste encontro, os participantes serão convidados a criar um espaço horizontal de trocas, onde teoria e prática se entrelaçam, utilizando a escuta ativa e a fabulação como ferramentas para o autoconhecimento e o diálogo coletivo.
Com foco na expressão individual e coletiva, a oficina busca fomentar a criação e a troca de histórias, estimulando o olhar sobre o que é secreto e o que é compartilhado. O nome “Entre Nós” reflete a essência dessa troca de vivências e sentidos. A oficina será gratuita, e é recomendado que os participantes tragam uma fotografia relacionada a um momento marcante de aprendizado. As inscrições estão abertas por meio do perfil @interludica no Instagram.
SERVIÇO
Exposição: Biografemas
Últimos dias: até 18 de janeiro de 2025
Local: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Oficina “Entre Nós”: 18 de janeiro, das 14h às 18h
Informações: @interludica no Instagram, Linktree, e pelo e-mail interludica.arte@gmail.com.