Desde o dia 02 de janeiro, quando lançou a nova etapa da operação de fiscalização de veículos “esquecidos” em ruas e calçadas, a secretaria municipal de Segurança Pública, através das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), rebocou 15 carros abandonados em vias públicas nos bairros Araras, Meudon, Tijuca e Várzea. “São veículos que, após cinco dias de notificação, não foram retirados dos locais”, informa a corporação.
Além de ser uma infração, essa prática irregular atrapalha o trânsito e obstrui as calçadas, prejudicando o direito de ir e vir das pessoas, especialmente de quem usa cadeira de rodas ou tem a mobilidade reduzida. “A proposta é que a Guarda Civil Municipal se faça presente nos bairros e priorize a liberação das calçadas para a livre circulação dos pedestres”, explica o secretário de Segurança Pública, Sérgio Mauro Louzada.
Os 15 veículos removidos foram encaminhados para o Depósito Público Municipal (Estrada Rio-Bahia, km 71), em Três Córregos, onde os proprietários são informados sobre os procedimentos para liberação, como regularização da documentação e eventuais multas por infração de trânsito, apontadas pelo Detran-RJ. Caso não sejam regularizados no período de 90 dias, os veículos podem ser encaminhados para venda em leilão.
Como denunciar
Denúncias de veículos abandonados podem ser feitas pelos novos canais de atendimento da Guarda Civil Municipal: o telefone (21) 3644-6400 e o Whatsapp (21) 2742-8264 – Inteligência Artificial da Prefeitura de Teresópolis – opção 12.