Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, o Centro Médico do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) possui mais de 140 médicos de diferentes áreas que realizam consultas tanto no privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma destas especialidades é a cardiologia. Especializados no cuidado e tratamento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, incluindo o coração e os vasos sanguíneos, os cardiologistas do Centro Médico realizam consultas das 8h às 18h. O Centro Médico do HCTCO está localizado na Rua Carmela Dutra, 256, no bairro de Agriões.
As consultas no privado contemplam as áreas de: Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular, Risco Cirúrgico e Arritmologia. Também no privado estão disponíveis os seguintes exames cardiológicos: Eletrocardiograma, Teste Ergométrico, Holter e MAPA. Ainda são realizados exames laboratoriais e Raio-X.
Sobre a importância da realização de exames para constatar o real quadro da saúde cardíaca, a médica cardiologista Gelsomina Angelina Martins, uma das responsáveis pelo Teste Ergométrico, diz que “o teste de esforço físico é solicitado em casos de dor torácica, avaliação do comportamento da pressão arterial ao esforço, avaliação de arritmia provocada por esforço, avaliação da capacidade de tolerância ao esforço do indivíduo e para orientação e otimização da atividade física”.
Consultas e exames no SUS
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também contam com os atendimentos em cardiologia, cardiopediatria e risco cirúrgico. E também são disponibilizados os mesmos exames cardiológicos, laboratoriais e Raio-X. Segundo o médico cardiologista, Dr. Fabio Moraes, a busca por um atendimento cardiológico é indicada a partir de diferentes idades a depender do público masculino e feminino. “É indicado para homens a partir de 45 anos e mulheres aos 50 anos de idade, mas em algumas pessoas deve ser feito antes, como por exemplo, as que possuem fatores de risco para doenças cardiovasculares ou histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas”, explicou. O atendimento pelo SUS também ocorre das 8h às 18h, e os pacientes devem chegar com, no máximo, 30 minutos de antecedência.