Nesta quinta-feira (23), a sede administrativa da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Teresópolis, na Rua Heitor de Moura Estevão, 270, na Várzea, recebe a primeira reunião dos profissionais que trabalham com Turismo no município com o objetivo de melhorar as condições da categoria e o atendimento ao visitante e turista. Com início às 14h, o “Café com os Guias” irá apresentar, discutir e aprovar a minuta do estatuto, do regulamento interno e da tabela de valores para serviços de guias de turismo da AGTT – Associação de Guias de Turismo de Teresópolis.
Presidente da Comissão de Turismo da OAB Teresópolis, o Advogado Magno Villela participou da elaboração da documentação da AGTT, em alinhamento com a secretaria municipal de Turismo, além de trabalhar na criação do nome e logo do grupo, aprovados em votação onde participaram 40 Guias de Turismo em atividade no município. “A AGTT é um sonho que está prestes a ser realizado. A Associação terá como objetivo colaborar com a organização do trabalho dos Guias de Turismo, incentivar parcerias, fomentar novos projetos, divulgar de forma mais ampla os atrativos, empreendimentos e aparelhos turísticos do município, além de prestar informações turísticas aos visitantes. Os guias associados atuarão uniformizados e devidamente identificados na recepção dos turistas e visitantes que chegam a Teresópolis na busca do lazer, da gastronomia e da hospedagem”, pontua Magno, que também atua como profissional da área no município. A ação tem apoio da secretaria municipal de Turismo, que atualmente tem à frente Nina Benedito, que também é Guia de Turismo.
Cidade lotada no fim de semana
Teresópolis é uma cidade repleta de encantos. Rodeada por três áreas de preservação ambiental e famosa por seu clima ameno e acolhedor, as belezas naturais da cidade a tornam um dos destinos turísticos mais procurados para quem busca lazer e tranquilidade. Neste último final de semana, que contou com dias quentes e ensolarados, os moradores aproveitaram para explorar e visitar as diversas atrações turísticas disponíveis no município. Locais como a Feirarte – a conhecida Feirinha do Alto, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Soberbo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Parnaso – ICM, e o Horto Municipal estavam bastante movimentados.
Em decorrência disso, as equipes da Secretaria Municipal de Turismo realizaram visitas a todos os pontos turísticos para acompanhar e monitorar a movimentação. Teresópolis registrou uma taxa de ocupação de 70,25% em geral. Esse dado é bastante positivo para a cidade, especialmente por ser durante a baixa temporada. “Teresópolis é agraciada pela natureza e suas belezas naturais. Ver a cidade cheia de vida no final de semana valoriza o nosso Turismo. Com suas paisagens deslumbrantes e clima agradável, tanto os moradores quanto os turistas se sentem atraídos a explorar a cidade e aproveitar o que ela tem de melhor,” afirmou Nina Benedito, secretária de Turismo.