As solicitações para o certificado do Encceja estão a todo vapor na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). O exame traz uma nova oportunidade aos estudantes que não conseguiram concluir seus estudos na idade própria. Com isso, eles têm a chance de conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho e ainda prosseguir seus estudos. Em uma semana foram realizados 6.846 pedidos. Os participantes do Encceja 2024 que indicaram a Seeduc como unidade certificadora podem solicitar o documento de conclusão pelo portal https://certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br. “A educação proporciona muito mais do que o aprendizado de conteúdo. A conquista de um certificado é o primeiro passo para a construção de um futuro melhor e mais digno”, afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
O Encceja é um exame de avaliação de competências, destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade certa para cada nível de ensino. Criado em 2002, o exame é voluntário e gratuito. É necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio.
Quem elabora, aplica e corrige as provas é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A emissão do Certificado de Conclusão ou Certidão Parcial de proficiência é tarefa das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação parceiros do Inep. Durante o ato de inscrição, o participante escolhe qual será a instituição certificadora. “É uma sensação especial, de dever cumprido. A maior dificuldade que tive foi em relação à redação, mas deu tudo certo. Estou muito feliz e, agora, só penso no meu crescimento profissional”, afirmou Silas Lima Souza, de 35 anos, morador de São Gonçalo, que compareceu à sede da Seeduc-RJ para buscar seu certificado.