Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Práticas de segurança do paciente no HCTCO são reconhecidas pela SES-RJ

Trabalho é analisado mediante análise de critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) recebeu a maior avaliação das práticas de segurança do paciente, referente ao ano de 2024, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O reconhecimento é estabelecido mediante análise de critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Realizada por uma equipe técnica da Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária, o HCTCO foi classificado como conformidade alta de 100% com estas práticas de segurança hospitalar. “Agradecemos a sua participação nessa importante iniciativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e temos convicção do seu compromisso com a segurança do paciente”, destacou o comunicado enviado pelo órgão.
A análise segue um formulário enviado pela equipe de vigilância hospitalar do HCTCO, que segue uma determinação da Anvisa. Este documento reúne uma série de fatores como: notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde pelo período de 10 a 12 meses; avaliação dos prontuários cirúrgicos, como por exemplo, descrição de prevenção de quedas, lesão por pressão; e lista de verificação de cirurgia segura devidamente preenchida, entre outros.
De acordo com a SES-RJ, os critérios considerados fundamentais para análise são “Núcleo de segurança do paciente instituído” e “Regularidade na notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde”. A avaliação é estabelecida em três grupos de acordo com a conformidade aos critérios das práticas de segurança do paciente e a estes critérios mais importantes. Ele se divide da seguinte forma: conformidade alta (67% a 100%); conformidade média (34% a 66%); e conformidade baixa (0% a 33%).
“Estamos no caminho, buscando cada vez mais um atendimento de qualidade, humanizado e de excelência para os nossos pacientes. Todos juntos pela segurança de todos”, disse a chefe do Núcleo de Vigilância Hospitalar do e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HCTCO Juliana Kisling Ventin. Como resultado, o HCTCO será divulgado no portal oficial da Anvisa, junto a outros hospitais bem avaliados, em uma lista de unidades hospitalares com alta conformidade às práticas de segurança do paciente.

Teresópolis 29/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Abertura do Natal Iluminado marca início das celebrações em Teresópolis

Economia: Teresópolis é o quarto município mais influente do estado

Mercado imobiliário de Teresópolis também vira alvo de golpistas no ‘marketplace’

Alterações do trânsito de Teresópolis para corridas neste domingo

Polícia fiscaliza condomínio em Itaipava após denúncia de desmatamento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE