Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Primeira reunião da Serra Verde Imperial define estratégias para 2025

Encontro teve um debate sobre o planejamento e ações para fortalecer o turismo na região com muita visibilidade

Realizada na última quarta-feira (05), em Nova Friburgo, a primeira reunião da instância de governança da Serra Verde Imperial reuniu representantes do setor turístico dos cinco municípios que compõem a região – Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias, fortalecer parcerias e desenvolver ações conjuntas para consolidar a Serra Verde Imperial como um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Durante a reunião, os participantes discutiram a necessidade de um planejamento estratégico estruturado, investimentos na qualificação do setor, a unificação do calendário de eventos e ações promocionais para ampliar a visibilidade do destino.
Durante o encontro, foram debatidas diversas pautas essenciais para o crescimento sustentável do turismo na região. Entre os temas abordados, destacam-se a participação em eventos e feiras, a formulação de políticas públicas voltadas para o setor, a qualificação de guias e profissionais de turismo, além da criação de um calendário unificado de eventos. Outro ponto central foi a necessidade de destacar a Serra Verde Imperial no cenário nacional, diferenciando-a de outras regiões serranas do país. O grupo também discutiu estratégias para aumentar a permanência dos turistas estrangeiros no estado do Rio de Janeiro, e também a promoção de intercâmbios entre a Serra e a Costa do Sol – região turística do estado do Rio de Janeiro, composta por várias cidades litorâneas e serranas- buscando fomentar um fluxo interno de visitantes.
Para fortalecer esse posicionamento, foi destacada a importância de mudar a mentalidade dos empresários locais, incentivando-os a investir na estruturação dos destinos, especialmente em períodos de alta demanda turística. Além disso, a reunião reforçou a necessidade de unir esforços para consolidar a Serra Verde Imperial como um grande polo turístico e econômico.

Parcerias e representatividade
O evento contou com a participação de secretários de turismo, representantes de Conventions Bureaux e entidades do setor, reforçando o compromisso das cidades envolvidas com o fortalecimento do turismo regional. Estiveram presentes: – Edson Biá – Presidente da Serra Verde Imperial; – Guilherme Abreu – Presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux ; – Georgia Ferraz – Presidente do Guapimirim Convention; – Marco Navega – Presidente do Condetur Costa do Sol; – Renan Alves – Secretário de Turismo de Nova Friburgo ; – Kamila Mouza – Subsecretária de Turismo de Nova Friburgo; – Pablo Kling – Secretário de Turismo de Petrópolis; – Nina Benedito – Secretária de Turismo de Teresópolis; – Julianna Rocha – Vice-presidente do Teresópolis Convention; – Cristina Andriolo – Representante do Sebrae; – Marco Muller – Gerente executivo do Petrópolis Convention; – Wellington Oliveira – Presidente do Nova Friburgo Convention; – Marilena Sarmento – Secretária de Turismo de Cachoeiras de Macacu.
A participação dessas lideranças foi fundamental para a construção de um planejamento sólido, que envolva desde a capacitação de profissionais até a criação de eventos que promovam a cultura e a gastronomia local.

Visibilidade e união em prol do turismo
A reunião também reforçou a importância da Serra Verde Imperial enquanto instância de governança, reunindo grandes cidades com potencial turístico diversificado. Para o presidente da instância, Edson Biá, o encontro marcou um momento essencial para a valorização da região. “A gente precisa mostrar para o turismo do Brasil que a Serra Verde Imperial está viva”, afirma ele.
Edson também celebrou a presença de representantes estratégicos e destacou a importância do encontro. “É uma grande oportunidade. Hoje foi um grande dia, com grandes atores, muito bem representados com a participação dos cinco secretários aqui, e de duas entidades a nível nacional. Eu acho que a gente tá aqui iniciando com os dois pés o ano de 2025, que vai dar muito certo”, disse o presidente.
A secretária de Turismo de Teresópolis, Nina Benedito, reforçou o compromisso com a regionalização do turismo. “Não foi só uma confraternização, mas também uma reunião de alinhamento de todos os projetos e de todo o planejamento de 2025 com o intuito de fortalecer cada vez mais a regionalização do nosso turismo nessa região tão linda que é a Serra Verde Imperial. Muita novidade chegando por aí, muitos projetos, e muita união em prol do turismo na nossa região”, declarou a secretária.
Com o planejamento alinhado na primeira reunião do ano, a Serra Verde Imperial segue rumo a um fortalecimento significativo do turismo regional. A colaboração entre as cidades e a integração com a Costa do Sol são passos importantes para consolidar a região como um destino turístico de destaque, capaz de impulsionar a economia local e atrair visitantes de diversas partes do Brasil. Com ações estratégicas e a união dos envolvidos, a Serra Verde Imperial se prepara para ser uma grande referência no turismo no estado e no país.

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito em mão dupla novamente na rua do Hospital São José

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Festival Gastronômico “BBQ” e show com cover do Cazuza neste sábado

Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Feira do Rolo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE