Na noite da última quinta-feira (06), guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram surpreendidos por um pedido de ajuda. O grupo que, naquele momento, estava finalizando o curso de formação de guarda-parques no município, recebeu um aviso de um morador que uma casa próxima estava em chamas. O incidente foi resultado de um curto-circuito no sistema de energia solar da casa e, pela proximidade do local com o incidente, foi combatido pelos agentes ambientais em formação junto aos bombeiros que ministravam a capacitação.
O grupo de guarda-parques em formação foi responsável pela operação das motobombas, utilizando a água de uma piscina da casa ao lado e de uma caixa d’água de 500 litros, enquanto os bombeiros instrutores combateram diretamente o fogo. Quando o Corpo de Bombeiros da cidade vizinha chegou ao local, o incêndio já tinha sido totalmente extinto. Não houve feridos. “Episódios como esse reforçam a importância não só dos nossos guarda-parques, mas também de uma formação de qualidade dos nossos agentes. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O curso de formação de guarda-parques está sendo realizado no Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana, e é um importante reforço no efetivo que atua nas 39 unidades de conservação administradas pelo instituto. São 137 novos integrantes que chegam, aumentando para 300 o efetivo da tropa – fundamental na proteção e cuidado das áreas de preservação permanente sob responsabilidade do estado. Entre os temas trabalhados na capacitação está uma oficina de combate a incêndio florestal e sobrevivência.