No início da tarde desta quarta-feira (12), o SEPE Teresópolis realizou protesto em frente ao Palácio Teresa Cristina, sede do governo municipal, cobrando o pagamento integral do 13º salário dos servidores – benefício que não foi quitado pelo governo Vinicius Claussen, que deixou também em aberto o salário de dezembro. Aliás, a movimentação de cobrança teve início no fim do ano passado, inclusive em frente ao restaurante do então prefeito. Atualmente, é questionada a forma encontrada pelo novo governo para quitar as dívidas da gestão anterior – parcelando o benefício para quem ganha acima de R$ 2 mil. Também nesta quarta foi realizada pelo SEPE uma paralisação de 24 horas, protesto que envolveu apenas servidores da Educação.
“O SEPE reforça que nossa atividade é legítima, pois foi comunicada de forma prévia. Nós desejamos avançar nas negociações e garantir o imediato pagamento do 13º salário”, divulgou a representação em suas redes sociais. “Depois da manifestação, a categoria fará uma assembleia geral para discutir os rumos da mobilização para obrigar o prefeito Leonardo Vasconcelos (UNIÃO) a recuar da proposta de pagamento em forma de crediário do benefício e pagar imediatamente o que é devido aos profissionais da educação de Teresópolis”, divulgou ainda a representação local do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação.
SINDPMT renegociou o parcelamento
Na última terça-feira (11), o governo municipal divulgou nota, através da Assessoria de Comunicação, informando sobre novo sistema de pagamento do 13º salário dos servidores. “A atual gestão já efetuou, na última quinta-feira, dia 6, o pagamento integral do 13º para os servidores que ganham até R$ 2 mil líquidos. Além disso, já antecipou duas parcelas do acordo antes previsto e que, apesar das dificuldades, aceitou a proposta do SINDPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), que representa a categoria, de parcelar o restante em seis parcelas, acrescidas do reajuste de 1% como índice de amortização de perda”, informa o documento encaminhado à imprensa. As propostas têm sido discutidas entre governo municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDPMT) em reuniões realizadas nas últimas semanas. Na última, na semana passada, além do Prefeito Leonardo Vasconcellos, participaram da reunião com o SINDPMT os secretários André Muniz (Governo), André Soares (Fazenda) e Karina Bronze (Administração).