Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Serra dos Órgãos e povos originários de Teresópolis em destaque no muro do Espaço Higino

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, projeto tem como foco mostrar a importância das artes de urbanas

Maria Eduarda Maia

Dizer que Teresópolis é envolvida por belezas naturais e por uma rica história cultural não é novidade. E quando tudo isso de mais belo ganha espaço no muro de um importante atrativo cultural da cidade, o Espaço Cultural Higino, merece destaque. “A nossa ideia para a arte no muro é a concepção da Serra dos Órgãos, com personagens originários, desde o indígena e o negro até o europeu”, explica a diretora do Espaço Higino, Alice Maciel, em entrevista à Diário TV, ao falar sobre a escolha de montanhas como o Dedo de Deus, o Dedo de Nossa Senhora, o Escalavrado, a Cabeça de Peixe e Santo Antônio, e dos povos que construíram nosso município para a exposição nos fundos do local.

Em entrevista à Diário TV, a diretora do Espaço Cultural Higino, Alice Maciel, explica sobre o projeto que se iniciou com arte realizada no muro dos fundos do local. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

O projeto cultural, que se iniciou com a pintura realizada pelo Movimento Terê Graffiti, não se resume somente a isso: a arte urbana e a cultura de rua receberão seu devido destaque, como ressalta Alice. “No mês de março, irão acontecer workshops para a rede municipal e estadual, mostrando a importância das artes urbanas, tanto do grafite quanto do hip hop, com danças e pinturas, sendo tudo gratuito”, destaca a diretora do Espaço Higino.

Além de destacar as belezas da Serra dos Órgãos, o grafite também contempla os povos originários do nosso município. Foto: Juliana Ludwig / O Diário.

Lei Paulo Gustavo
A execução da obra de arte ficou à cargo dos artistas Alexandre Almeida, o “Gato”, de Teresópolis, e Sark, de Nova Friburgo. O trabalho foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, um importante investimento que promove a democratização da cultura e cria oportunidades para artistas e produtores do setor, impactando positivamente no turismo e na cultura local. Depois de ser contemplada com este recurso, o Espaço Cultural Higino ainda espera receber mais verbas do edital. “Temos vários projetos, como a revitalização do espaço, exposições históricas e festivais de cinema. A cada edital estamos tentando nos inscrever, assim como fomos gratificados com a pintura do muro. Esperamos que outros projetos como este venham por aí”, conta Alice Maciel.

Edição 23/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia do Servidor Público: Prefeitura de Teresópolis decreta ponto facultativo e os órgãos municipais não abrem nos dias 27 e 28 de outubro

Granja Comary alimenta sonhos dos jovens craques da Seleção Sub-17

IFPS BRASIL 2025: Teresópolis lidera ranking de qualidade de vida na Região Serrana

Bagunça de fios em postes continua gerando situações de risco

Aberto concurso de vídeos sobre coleta seletiva em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE